O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CRIADO O CENTRO DE INFORMAÇÃO DOM HELDER CAMARA

POSTADO NO BLOG www.marietaborges.com

por Marieta Borges, em 19 de janeiro de 2011



A iniciativa foi tomada no Rio de Janeiro, pelos que fazem a Paróquia dos Santos Anjos, no Leblon: criou-se o "CENTRO DE INFORMAÇÃO DOM HELDER CAMARA", dando início à série dos "Grandes Personagens da História do Brasil" naquele local.

Essa paróquia se situa na área onde de implantou - em 1955 - a Cruzada São Sebastião, um conjunto habitacional no bairro do Leblon, zona sul da cidade, por iniciativa do então Bispo Auxiliar do Rio e Secretário Geral da CNBB, Dom Helder Camara, agora homenageado - com justiça - nesse museu que se inicia.

Inaugurado no dia 15 deste mês de janeiro, o Museu é um espaço educativo, equipado para servir à comunidade e tem, na sua entrada, um bonito painel pintado com a imagem de Dom Helder, realizador do ambicioso projeto de erradicar, naquela época, em dez anos, as 150 favelas então existentes na cidade do Rio de Janeiro.

Quem visita a paróquia percebe, claramente, a imensa devoção dos que ali vivem, pela figura carismática daquele profeta do século XX... Todas as iniciativas tomadas carregam a marca daquele visionario, que sonhou uma terra sem miséria, que desse ao pobre a possibiildade de viver bem, num ambiente limpo e urbanizado, uma espécie de "plano piloto" que chegasse a alcançar a meta traçada por ele de acabar, em dez anos, com as favel as da cidade, naquele tempo.

Seus primeiros moradores vieram da favela vizinha, na Praia do Pinto, que foi incendiada. Um conjunto de dez prédios, com 945 apartamentos foi financiado num prazo de 15 anos e lá está ele até hoje, sendo uma das mais importantes ações concretas para dar dignidade ao pobre favelado.

Abençoado pelo Padre Marcos Belisário, pároco dos Santos Anjos e estudioso da vida de Dom Helder, o Museu - Centro de Informações Dom Helder Camara contou, na sua inauguração, com a presença dos moradores mais antigos da Cruzada São Sebastião e com autoridades e colaboradores que se empenharam para que a obra existisse... Seu objetivo maior é facilitar a integração da Cruzada com o resto do bairro, desfazendo o seu estigma de "gueto" e resguardando os ideais de Dom Helder, meio século depois que ele viveu ali e tornou seu sonho uma realidade. É um núcleo de referência sobre a história do Brasil, com um espaço virtual interativo de informações e pesquisas, através de biografias de personalidaeds importantes de todo o País.

Os usuários poderão interagir através do site www.museudacruzada.com.br e o banco de dados será alimentado pelos pesquisadores do Museu, pelo público e por internautas de todo o Brasil.

Bem-vindos todos à lembrança de Dom Helder, imortalizado em uma grande iniciativa carioca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário