por Maria Clara Lucchetti Bingemer

A mística inter-religiosa vai se firmando hoje como nova e importante
área dentro das Ciências da Religião. E isto certamente tem grandes e
surpreendentes repercussões na experiência mística cristã dos tempos
atuais e na releitura das experiências místicas cristãs de todos os
tempos.
Esperamos que, seguindo estes caminhos, possamos chegar, senão a um novo
paradigma, ao menos talvez a um paradigma muito antigo e mesmo
primordial que hoje, revisitado, se levanta com nova força, novo rosto e
chega por novas vias ao sentimento religioso nosso e de boa parcela do
povo de Deus.
Em um momento da história e da vida da Igreja em que se encontram tantas
perplexidades e muitas vezes, inclusive, inumeráveis confusões quanto à
questão da espiritualidade e da experiência espiritual que seria
própria ao cristianismo, cremos que a reflexão que aqui fazemos poderia
talvez ajudar ou pelo menos provocar um aprofundamento desta questão
hoje vital: a possibilidade da autêntica experiência de Deus em outras
tradições religiosas e a influência que tais experiências tiveram na
configuração da experiência mística cristã . Sendo todas as experiências
autenticamente místicas distintas formas de aproximação do Mistério
Fundamental que é Deus, uma teologia cristã das religiões ou da mística
inter-religiosa implicará o reconhecimento da legitimidade destes
diversos caminhos ou percursos em direção à comunhão com o mesmo
Mistério Fundamental.
A mística cristã hoje é diretamente interpelada pelas experiências
místicas e espirituais de outras religiões. Os numerosos estudos que vão
mais e mais aparecendo neste campo comprovam o que acabamos de afirmar.
Mais: pode-se perceber nas experiências e escritos de muitos dos
maiores místicos cristãos a presença autêntica e real de intuições,
imagens e contornos encontradiços igualmente em outras tradições. Isto
não faz com que tal mística deixe de ser cristã ou perca em
autenticidade, mas demonstra que cada pessoa é situada num determinado
contexto cultural e recebe a influência deste sem disto tomar ciência a
nível consciente.
Demonstra igualmente que a experiência de Deus que se encontra no
coração mesmo da identidade da mística cristã não se torna diminuída ou
difusa ou menos consistente pela influência que recebe de alhures. Mas,
pelo contrário, dá e alcança toda a sua medida ao encontrar elementos
de sintonia provindos de seres humanos que provaram profundamente a
proximidade e o amor de Deus, ainda que oriundos e filiados a outras
tradições religiosas. Existe, sem dúvida, algo que apenas a religião do
outro, na sua diferença, pode ensinar, ou transmitir: às vezes, um ponto
ou uma dimensão que vamos descobrir na nossa experiência religiosa e do
qual não nos havíamos dado conta. Por aí desejaríamos que se desse
nosso percurso.
Queremos destacar, dentro daquilo que afirmamos, algumas interfaces
que acontecem nas experiências de alguns místicos cristãos em confronto
com outras religiões monoteístas: o Judaísmo e o Islã. No centro
destas três tradições está presente um único Deus e isso nos fornece –
parece-nos - material mais propício e terreno menos movediço para
refletir num campo onde ainda quase tudo está por fazer. A experiência
mística, no fundo, não é senão a experiência do amor que revolve as
profundezas da humanidade pela presença e a sedução da alteridade.
Quando a alteridade é a religião do outro, há todo um caminho a ser
feito em direção a uma comunhão que não suprime as diferenças,
enriquecedoras e originais, mas encontra, na sua inclusão, um “novo” no
qual se pode experimentar coisas novas do mesmo Deus. Essa inclusão, a
nosso ver, pode ser percebida de forma mais explícita em termos do
entrelaçamento das diferentes experiências místicas das três tradições
mencionadas. Tendo em comum a crença num só Deus e acontecendo
igualmente em regiões e culturas onde a proximidade e a convivência
facilitam e mesmo convidam à intersecção, oferecem material de grande
interesse para o que aqui nos propomos refletir.
A experiência de um Deus pessoal e imanipulável, que as três religiões
monoteístas ofereceram e oferecem como tesouro aos seus místicos,
permite que entre estas três tradições se instaure um aprendizado
fecundo, o qual, nos dias de hoje, pode enriquecer e efetivamente
enriquece não só a experiência mística cristã em si mesma, como também a
reflexão teológica que sobre ela se faz.
Professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio e escritora é autora de “Crônicas de cá e de lá” (editora Subiaco), que pode ser encomendado diretamente à escritora pelo e-mail – agape@puc-rio.br – Preço: R$ 20,00.
Copyright 2013 – MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER – Não é permitida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. Contato – MHPAL – Agência Literária (mhpal@terra.com.br)
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