por Frei
Betto
Há décadas o 7 de setembro, data da independência do Brasil em relação à coroa
portuguesa, é comemorado pelas pastorais sociais de Igrejas cristãs e
movimentos sociais de nosso país como o dia do Grito dos Excluídos.
Os temas variam de ano a ano, embora haja íntima conexão entre eles. Este ano é
a democracia e a defesa dos direitos dos trabalhadores, que no Brasil andam
capengas. Somos governados por um executivo que retrocede direitos
historicamente conquistados, e cujas principais figuras estão convocadas a
sentar no banco dos réus e responder pelos graves crimes de que são acusados.
Somos governados por um legislativo que majoritariamente atua de costas para os
seus eleitores, já que 95% da população desaprova o governo Temer e 81%
considera que o presidente deveria responder pelos crimes que lhe pesam aos
ombros perante a suprema corte do país.
Somos governados por um judiciário que se agarra como carrapato às mais
aberrantes mordomias, recebe vultosos salários engordados por penduricalhos, e
pratica com frequência o nepotismo (parentes e amigos não merecem cadeia).
A democracia brasileira exclui o acesso de todos ao bem-estar, já que temos 14
milhões de desempregados, 60 milhões de pessoas endividadas e 63 milhões de
trabalhadores que ganham por mês menos de dois salários mínimos, dos quais 47
milhões ficam com menos de um.
Nossa economia não prioriza a inclusão social, e sim o crescimento do PIB.
Prefere a especulação à produção. A exclusão econômica e social faz do Brasil
uma das nações mais desiguais do mundo. Nas relações pessoais, a exclusão se
manifesta no racismo, no machismo, na homofobia, e esta modalidade demoníaca
que consiste em discriminar e agredir quem abraça uma prática religiosa
diferente da minha.
A exclusão se estende até mesmo à natureza, vilipendiada em função dos
interesses do capital, como o comprova o desmatamento da Amazônia, a poluição
de nossos rios e mares, a impunidade de graves crimes ambientais como o
provocado pela Samarco no Vale do Rio Doce.
Há muitas formas de exclusão. A social, que retalha a população em classes
objetivamente antagônicas; a cultural, indiferente às expressões artísticas das
esferas populares; a semântica, que por ofensas introduz a divergência onde
deveria haver apenas diferença.
Hoje, muitos europeus se sentem incomodados com a chegada de refugiados cujos
países, durante décadas, foram saqueados e oprimidos pelas potências europeias.
Trump promete erguer um muro entre o seu país e o México, sem admitir que a
extensão territorial dos EUA resulta da anexação do Texas, em 1845 e, logo em
seguida, do Novo México e da Califórnia.
Que tipo de gente eu não suporto? A resposta a esta pergunta aponta quem são
aqueles que excluo ou apoio quem os exclui. Há exclusões violentas, como as
praticadas pelos adeptos da Ku Klux Klan e os assassinos de homossexuais;
exclusões preconceituosas, como a de brancos que se julgam superiores aos indígenas;
e a autoexclusão de quem cruza os braços ou se entrega à apatia e à indiferença
diante de crises como a que o Brasil atravessa.
O protótipo da prática da não exclusão ou da solidária inclusão, sem nenhuma
atitude de preconceito ou discriminação, foi Jesus de Nazaré. Acolheu o cego, o
coxo, o hanseniano, e proclamou que todo ser humano é templo vivo de Deus.
Acolheu o centurião romano que professava o paganismo; a samaritana que tivera
cinco maridos e, agora, vivia com um sexto homem; a prostituta que lhe perfumou
os pés e os enxugou com os cabelos.
Jesus acolheu pecadores e enfermos, ricos como Zaqueu e pobres como Bartimeu, o
cego que mendigava à entrada de Jericó. Não acolheu, contudo, os promotores da
exclusão, como os religiosos moralistas; o governador Herodes Antipas, corrupto
e assassino; o homem rico que se recusou a partilhar seus bens com os
necessitados.
Data cívica, o 7 de setembro mereceria ser a festa de uma democracia
inclusiva, na qual o desfile das forças armadas fosse substituído por uma
grande manifestação cívica das forças amadas.
Frei Betto é escritor, autor de
“Reinventar a vida” (Vozes), entre outros livros.
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