Kinno Cerqueira [1]
O que somos? O que nos habita? O que desejamos? O que nos move? São
questões que, a um só tempo, nos põem a contemplar a escuridão que somos e
desnudam a impossibilidade de dizermo-nos a nós próprios.
Somos crepúsculo, noite e nascer do sol, porém, jamais dia claro.
Somos mistério, mistério, mistério...
Nosso existir é uma ciranda cuja primeira voz é uma presença sempre
intuída e pressentida, embora nunca sabida nem vista.
A voz que move as cirandas é misteriosa: ouvimo-la qual ventania
assobiante a seduzir-nos à embriagante dança da vida.
A voz assobiante assalta-nos por dentro: leva de nós o medo de
atirarmo-nos na vida, instaurando em nosso interior um gélido vazio cujo
contrário não seria outro que não um ardente caso de amor com a vida.
Nossas noites de amor com a vida, a lembrança de seus cálidos
lábios e de sua pele caliente sob o cobertor da loucura não encontram
palavras que permitam romancear o mais profundo de tão sublime experiência
orgástica.
Palavras são casas nas quais habitamos. Para não sermos eternamente
indigentes, criamos religiões, as quais são ensaios precários, embora belos, de
romancear experiências de amor que tivemos com a vida sob a misteriosa presença
da erótica ventania assobiante.
No romanceamento judaico-cristão, escutamos a confissão de um
desses amantes da vida, Jesus de Nazaré: “A ventania sopra onde quer e ouves a
sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo
aquele que foi parido pela ventania” (Jo 3,8).
Sua experiência de enamoramento da vida não poderia ser poetizada
de melhor forma, senão nestas palavras mesmas que deixam ver a
imprevisibilidade do amor, os arroubos da paixão, os assaltos do tesão.
Amantes não sabem para onde vão. Seu destino comum lhes é desvelado
paulatinamente e somente à medida que se lançam na imprevisível dança do amor,
pois, como dissera um amante de língua portuguesa, “quem ama nunca sabe o que
ama nem sabe por que ama, nem o que é amar” (Fernando Pessoa).
Nascer da ventania é, sem dúvida, o estado de quem se sente
renascido das quentes águas do amor. Na vida do amante Jesus de Nazaré, essa
experiência foi tão forte que ele chegou a dizer: “eu sou a vida” (Jo 14,6),
confissão apaixonada de quem está tão enamorado da vida a ponto de se sentir um
com ela.
No romanceamento dos povos originários desta terra, escutamos falar
da Curviana, ventania suave a correr pelas matas e cidades noite adentro, deusa
dos ventos e da neblina, brisa misteriosa que, com sua dança circular, encanta
forasteiros para que estes se enamorem da terra e nunca mais queiram voltar
para os lugares donde saíram. Ventania fria que solicita um abraço de amor
entre a pessoa humana e a terra, a Curviana.
Na paisagem da semântica do romanceamento da etnia iorubá ou nagô,
como é mais conhecida no Brasil, Oyá-Iansã é o nome do orixá feminino cuja
essência é a liberdade recriadora da vida. Oyá-Iansã, senhora das tempestades e
da chuva, corporifica a transgressão feminina de recusa à mediocridade de
espaços fechados e a entrega de si à apaixonante aventura de amar perdidamente
a vida.
A ventania assobiante do romanceamento judaico-cristão, mais
conhecida como Ruah, a Curviana dos povos originários e Oyá-Iansã
da etnia iorubá são tentativas de exprimir com palavras a presença da misteriosa
voz que nos seduz à ciranda, a inebriante dança da vida.
Misteriosa voz que nos chama a dar as mãos, melodia sedutora e
canto irresistível, presença ausente e ausência mais que presente, alameda
florida que se abre como caminho no qual nos aguardam os lábios da vida.
Quando a ventania vos soprar, dançai. O amor sopra onde quer...
[1] Kinno Cerqueira é pastor batista, biblista e assessor do CEBI
(Centro de Estudos Bíblicos) na área de estudos bíblicos.
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