Maria Clara Lucchetti Bingemer
Clarice Lispector, essa misteriosa e incomparável escritora que hoje é
lida e estudada no mundo inteiro, teria comemorado ontem, 10 de dezembro, cem
anos. Ucraniana e judia, aportou no nordeste do Brasil e aqui
ficou. Graças a Deus e felizes de nós que hoje contamos com sua obra como
uma das maiores riquezas nacionais. Mulher bela e refinada, Clarice começou a
escrever por pura inspiração, sem querer nem planejar, e hoje é referência para
toda e qualquer escrita que se queira humana.
Muito foi escrito sobre essa grande escritora e artista da
palavra. A linguística e a literatura a estudaram em todas as línguas e
todos os ângulos. A filosofia debruçou-se sobre sua obra.
Ultimamente a teologia também tem se ocupado da obra de Clarice. Por
quê? Porque Clarice é apaixonada pelo mistério de Deus. E porque
revela em suas obras uma intimidade com esse Mistério Santo, que deixa
perplexos o teólogo e o crente, que por sua mão são levados a caminhos ainda
não trilhados.
Como disseram recentemente suas amigas mais íntimas em declarações e
entrevistas a propósito de seu centenário, Clarice é uma mística. Talvez
ela mesma não aceitasse ou concordasse com essa qualificação. Porém é
inevitável fazê-la ao ler sua escrita e constatar que ela é, sim, alguém que
conhece a Deus por experiência. “Cognitio Dei experimentalis”
(conhecimento de Deus por experiência) é a definição que dá sobre a mística
Tomás de Aquino. Secundado por seu discípulo Jacques Maritain, que define
a mística como “experiência fruitiva do Absoluto”.
É impossível escrever o que Clarice escreveu sem “saber”, em uma sublime
“docta ignorantia”, até onde a levaria esse Mistério sem fundo, no qual se
lançava com suas palavras em uma atitude vertiginosa que provoca vertigem em
todo aquele que a lê. Não seria possível ler a Paixão segundo G. H. sem
ali ver o itinerário de despojamento que desemboca na comunhão, digno de uma
Teresa de Ávila e um João da Cruz.
O itinerário da personagem GH é místico, porque mística
é a autora que a cria, essa mulher burguesa e alienada, que começa um processo
de descida ao quarto da empregada, onde na verdade encontra um minarete que a
leva a olhar para o infinito. Ali se inicia um processo ascético e purificador,
que prepara o alargamento do eu que se segue à morte do mesmo eu pelo mergulho
na alteridade da matéria, do mundo, do outro. A personagem de Clarice
toca os extremos da condição humana, ou seja, a vida e a morte.
Nesse processo que se assemelha a um parto, onde a mulher é literalmente
expelida do seu pequeno e reduzido mundo para o mundo tal como ele é, existe
permanentemente a “mão que me sustenta”. Ali GH, aliás Clarice, não
depende mais de si mesma, mas de outro, daquela mão que a sustenta e toca a
sua, daquela mão na qual confia e com a qual dialoga e à qual suplica:
“Ah, não retires de mim a tua mão”. No entanto, a um certo ponto, a
mulher larga a mão que a sustenta para continuar sozinha o percurso em direção
ao Deus que a chama e que dela deseja algo que ela sente não poder dar.
Assim diz a personagem: “Eu estava em pleno seio de uma indiferença que
é quieta e alerta...De um Deus que, se eu amava, não compreendia o que Ele
queria de mim.” Mas no meio da provação, da busca e do pranto, sente que
Deus vem a ela. “E no soluço veio a mim o Deus que me ocupava toda agora.”
Nesta descida purificadora, nesta entrada no coração do nada, a personagem não
estava diante do demônio, mas de Deus.
O diálogo entre Deus e aquela que o busca, aquela que é iniciada em seu
conhecimento é feito de perguntas sobre o Ser: “O que És?” E a resposta
é: És. O que existes? E a resposta é: “o que existes.”
No olhar da teóloga que sou é impossível não ver aí a judeidade de
Clarice emergindo com força, é inimaginável não sentir uma proximidade perigosa
e estonteante entre o que diz a personagem e o diálogo primordial de Moisés
diante da sarça ardente, no capítulo 3 do livro do Êxodo.
Com os avanços da exegese, as traduções e interpretações dessa afirmação
d´Aquele que falava de dentro da sarça e que se identificara como o “Deus de
teus pais, o Deus de Abraão, Isaac e Jacó” variam. “Eu sou aquele que sou”; “Eu
sou aquele que serei” etc.
Clarice encontrou, através da palavra escrita, o rosto desse Totalmente
Outro que buscou ao longo da vida. E que a ela se revelou em seu mistério jamais
totalmente desvelado. Com Clarice Lispector em seu centenário somos convidados
a aprender a fugir de qualquer tentação banalizante do divino e a inclinar-nos
respeitosa e silenciosamente diante de seu Mistério Santo.
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Maria Clara Bingemer é professora do Departamento de Teologia da
PUC-Rio e autora de “Santidade: chamado à humanidade (Editora
Paulinas), entre outros livros.
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