[Este artigo é uma
adaptação do texto que foi publicado no capítulo 30 do livro Paulo Freire em Tempos de Fake News
[livro eletrônico]/ Paulo Roberto
Padilha...[Et al.] organizadores – São
Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. p.196 a
p.199].
Expurgar Paulo Freire da Educação Brasileira”, “Anular o decreto lei que instituiu o título de ‘Patrono da Educação Brasileira’ a Paulo Freire”, ambas notícias são verdadeiras que estão juntas e misturadas a outras milhares de notícias falsas que fazem parte de um contexto neoconservador que assolam nossa sociedade e nosso país.
Essa avalanche de
notícias falsas compõem um arcabouço para desqualificar Paulo Freire, o homem,
sua obra e sua prática. Por isso, o tema ‘Paulo
Freire em Tempos de Neoconservadorismo: Notícias Falsas e Escola Sem Partido’
ser pertinente, instigante e provocador. No entanto, podemos pensar várias
possibilidades de reflexão e relação entre Paulo Freire, notícias falsas, neo
conservadorismo e Escola Sem Partido.
Uma dessas possibilidades
é a questão da prospectividade no pensamento e prática de Paulo Freire, como
bem já mencionou o Prof. Scocuglia , “Paulo
Freire é um dos mais importantes educadores do século XX, com pensamento
absolutamente atual e prospectivo”. (SCOCUGLIA, In: Instituto Paulo Freire,
2019. Videoaula 3/16.)
Alguém poderia fazer o
seguinte questionamento: na época de Paulo Freire não tínhamos a prática desse
fenômeno social que aflige milhares de pessoas, denominado notícias falsas? Com
certeza, havia sim, com a denominação de informações mentirosas ou fofocas. A constatação
dessa afirmação, se justifica por meio das falas e atitudes dos militares e seus
apoiadores do golpe militar de 1964 que exilaram Paulo Freire por dezesseis
anos, até 1980.
É importante destacar que
no período pré exílio e pós exílio, havia no pensamento e na prática freireana[2]
aspectos fundantes sendo colocados em
prática, que atualmente, contribuiria,
ou melhor, contribuirá e muito, para o combate a essa maneira grotesca,
intolerante e preconceituosa das pessoas se relacionarem nas redes sociais e
fora dela, nas escolas e fora delas, que são as notícias falsas. Vamos destacar
algumas delas nesse artigo.
Alguns aspectos fundantes
na perspectiva freireana, contribuem para
combater a divulgação e expansão de notícias falsas, sobre Paulo Freire ou não,
por exemplo a apropriação do conhecimento para a libertação das pessoas, algo significativo para que
consigamos discernir uma notícia verdadeira de uma notícia falsa.
Um segundo aspecto é como
o processo educativo deverá envolver as pessoas a partir de uma perspectiva
dialógica construtivista, para que as mesmas tenham recursos para contestar
possíveis manifestações de preconceito ou falsas informações sobre Paulo
Freire, sua prática e sua obra.
Um terceiro aspecto está
relacionado ao pensamento político pedagógico freireano que tem como espinha
dorsal a inerência entre educação e política. Possibilitando-nos um entendimento
mais amplo do contexto político pelo qual estamos passando para poder então
transformá-lo.
E um quarto e último aspecto é a
dialogicidade como elemento esclarecedor, sobre coisas que Paulo Freire jamais
mencionou ou escreveu (notícias falsas). A dialogicidade no caso das notícias falsas ganha
uma dimensão importantíssima, porque sem o diálogo não será possível chegar a
verdadeira informação, então chegamos naquele impasse do “dito pelo não dito”,
e todos nós sabermos a força que tem um boato. Por isso seja tão importante no
processo ensino aprendizagem dizer sempre a verdade. Dizendo a verdade,
significa que educador e educando estarão sempre do lado certo.
Atrelado
a esse contexto social e político nacional de expansão do neoconservadorismo,
há um alvo específico a ser atingido: o processo educacional e as escolas. Nos
últimos quatro anos – de 2016 a 2019 –, alas conservadoras da nossa sociedade e do
congresso nacional, também conhecidos como a bancada do “Boi, da Bala e da
Bíblia ou ‘BBB’”[3] ,
adeptos da educação conteudista, bancária e de resultados, constroem caminhos
tortuosos onde surgem conceitos, preconceitos, juízos e falsos juízos sobre
Paulo Freire, sua obra e sua prática. Chegou-se ao absurdo de mencionarem que o
fracasso escolar brasileiro ocorre por causa das práticas educacionais
freireanas desenvolvidas nas escolas brasileiras.
A partir do pressuposto
acima foi estabelecido pela extrema-direita e neoconservadores no congresso nacional brasileiro uma agenda
parlamentar, com o intuito de aprovar o projeto Escola Sem Partido, que não obtiveram ainda na aprovação
de suas propostas, graças à resistência das
alas progressistas do congresso nacional, apoiados pelos setores mais engajados na educação brasileira,
educadoras e educadores freireanas e freireanos espalhados pelo nosso país.
No projeto Escola Sem
Partido, uma de suas intenções é calar as escolas, e escolas caladas, não têm
razão de existir. A função primordial da educação e da escola é propiciar a
seus educandos a dialogicidade, a criticidade, a politicidade, a fim de que conquistem a sua libertação. Por
isso, é de suma importância que educadoras e educadores freireanos ou não, estejam
atentos a essas novas configurações educacionais que pretendem impor ao
processo de ensino aprendizagem, a proposta de uma ‘Educação Bancária’ em
detrimento de uma ‘Educação libertadora’, onde não haja a prática do dialogar,
do debater e de não se fazer a leitura de mundo sobre diferentes perspectivas, onde os educandos possam ver o
mundo e se ver no mundo, condição sine qua nom para os seus processos de
transformação.
Uma das principais engrenagens para o êxito da
Escola Sem Partido é impedir que educadoras e educadores eduquem seus alunos
com consciência crítica, que não conheçam o pensamento de educadores como
Anísio Teixeira, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Rubem Alves e o patrono da
educação brasileira, Paulo Freire.
No atual contexto a ética freiriana adquire um papel importantíssimo,
porque mais do que nunca temos um grande desafio, mostrar aos nossos educandos que educar é
dizer sempre a verdade, dizerem suas palavras e que estabeleçam os seus lugares de fala. Essa é a maneira de combatermos as
notícias falsas dentro e fora da escola, utilizando a ‘Pedagogia da Verdade’, a
‘Pedagogia da Indignação’, afinal de contas o processo de formação se dá em
todos os lugares e espaços sociais como afirmava o mestre Paulo Freire.
Diante do descrito creio
que essa trilogia - o neo conservadorismo, a ação orquestrada de notícias
falsas, não só em relação a Paulo Freire, mas a tudo e todos que estejam
relacionados aos movimentos sociais ou as minorias sociais, e a Escola Sem
Partido – tem como objetivo impossibilitar que a sociedade civil organizada ou
representada ou não por instituições não governamentais ou não e entidades de
classe progressistas possam lutar pelo direito ao trabalho e à proteção as leis
trabalhistas, direito a uma aposentadoria justa, direito a moradia e à terra,
direito à educação, à saúde e a cultura;
direito aos jovens de serem protagonistas da sua história, direito dos negros,
dos indígenas, da população LGBT, das mulheres, direito de todos se
manifestarem independente de raça, gênero, cor e religião sem serem reprimidos.
Concluindo, quero relembrar
o mestre Paulo Freire, onde em uma de suas falas ele mencionou a alegria e
satisfação de pensar na retomada das marchas como instrumento de luta, acredito
que é chegada a hora de retornarmos às ruas em prol de uma educação libertadora
que possibilite a construção de um país justo e digno para todos.
Referências
A ideologia do
movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. Ação
Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (Org.). São Paulo: Ação Educativa,
2016.
INSTITUTO
PAULO FREIRE. A noção de fake news,
pós-verdade e as contribuições de Freire à educação. Docente Moacir
Gadotti. Curso Paulo Freire em tempos de fake news: atualidade, metodologias e
práticas. Produção EaD Freiriana, São Paulo: Coordenação Geral: Paulo Roberto
Padilha, 2019. Video aula 1/16 (22:33 minutos).
INSTITUTO PAULO
FREIRE. Educomunicação: uma herança
dialógica freiriana. Docente Ismar
Soares. Curso Paulo Freire em tempos de fake news: atualidade, metodologias e
práticas. Produção EaD Freiriana, São Paulo: Coordenação Geral: Paulo Roberto
Padilha, 2019. Video aula 3/16 (22:46 minutos).
INSTITUTO PAULO
FREIRE. As bases e as conexões do
pensamento político pedagógico de Paulo Freire. Docente Afonso Celso
Scocuglia.Paulo Freire em tempos de fake news: atualidade, metodologias e práticas.
Produção EaD Freiriana, São Paulo: Coordenação Geral: Paulo Roberto Padilha,
2019. Video aula 3/16 (22:46 minutos).
STRECK, Danilo R. REDIN Euclides. Zitkoski
(orgs). Dicionário Paulo Freire.
Belo Horizonte: Autêntica Editora,2008. 8º]
[1]No Brasil,
a extrema-direita e o neoconservadorismo lutam contra o comunismo e o
antagonismo às minorias, num país onde nunca teve um governo comunista, ou
mesmo esteve sob a ameaça efetiva de um levante “vermelho”. Ressuscitam o
discurso sobre a necessidade de combater os “ativismos”, que teriam
hegemonizado as universidades por meio do “marxismo cultural” que seriam
responsáveis pela degradação dos valores da verdadeira nação brasileira. O seu
nacionalismo populista é neoliberal e cosmopolita, pretendendo preterir as
indústrias, o emprego nacional e uma educação libertadora pelo regresso as
relações econômicas norte-sul uma educação bancária e a um papel de clara
subserviência aos interesses dos EUA. O neoconservadorismo brasileiro é
ultraliberal, neopentecostal, homofóbico, racista, sexista, reacionário e
militarista, aspectos esses presentes na estrutura do atual governo brasileiro.
[2] A utilização dos termos freireana ou freireano, é uma
opção e preferência do autor, para ele os termos freireana ou freireano escritos
com a letra e fortalecem o sobrenome Freire.
[3] Parlamentares do Congresso Nacional, deputados
federais e senadores representantes dos ruralistas, militares e as alas
conservadoras da igreja católica e das igrejas neo pentecostais.
O texto: Prof. Martinho Condini. Mestre em Ciências da Religião e doutor em Educacao ambos pela PUCSP. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara. Publicou pela Paulus Editora ' Dom Helder Camara um modelo de Esperança, ' Helder Camara um Nordesino Cidadão do Mundo', ' Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire' e o dvd ' Educar para a Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire'.
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