Por Leonardo Boff
O Covid-19 nos faz descobrir espírito no
cosmos, no ser humano e em Deu
Vivemos
numa época particularmente anêmica de espírito. A falta de políticas
governamentais por parte do atual Presidente para atacar o Covid-19 mostra mais
que falta de empatia e de solidariedade para com os mais de cem mil mortos.
Mostra, o que é mais grave, a falta de espírito. Parece que o presidente vive
ainda no estágio pré-humanos, dos primatas. Não cuida nem ama a vidau, a vida
de seu povo.
Acresce
ainda que cultura do capital que se funda no consumo afogou o espírito na
materialidade opaca. E sem espírito perdemos o que há de melhor em nós: a
comunicação livre, a cooperação solidária, a compaixão amorosa, o amor sensível
e a sensibilidade cordial pelo outro lado de todas as coisas, de onde nos vêm
mensagens de beleza, de grandeza, de admiração, de respeito, de veneração e de
transcendência.
Há
uma das festas da tradição cristãs, das mais importantes, Pentecostes, na
qual os cristãos celebram a irrupção do Espírito sobre amedrontados seguidores
de Jesus. Transformou-os em corajosos mensageiros de sua mensagem libertadora,
alcançando-nos a nós até os dias de hoje. Nesse momento trágico de afogamento
do espírito que é o mesmo que o assassinato da vida, deixada por conta de um vírus,
que o atual Presidente negacionista desconsidera como um simples gripe, cabe
uma reflexão sobre o espírito em minúsculo e sobre o Espírito em maiúsculo.
O espírito: primeiro no
universo depois em nós
Somos singularmente portadores de grande energia. É o espírito em nós. O
espírito, na perspectiva da nova cosmologia (a ciência que estuda o surgimento
do universo, sua expansão e evolução, para onde se dirige, qual é seu sentido e
nosso lugar dentro deste processo), é tão ancestral quanto o cosmos. Espírito é
aquela capacidade que os seres, mesmo os mais originários, como os hádrions, os
topquarks, os prótons e os átomos tem de se relacionarem, trocarem informações
e de criarem redes de inter-retroconexões, responsáveis pela unidade complexa
do todo. É próprio do espírito criar unidades cada vez mais altas e elegantes.
O
espírito primeiramente está no mundo; somente depois está em nós. Entre o
espírito de uma árvore e nós a diferença não é de princípio. Ambos são portadores de espírito. A
diferença reside no modo de sua realização. Em nós seres humanos,
o espírito aparece como autoconsciência e liberdade.Na árvore por sua
vitalidade e relações com o solo, com os raios solares, as energias da Terra e
do cosmos; ela sente, se relaciona, se nutre e nutre a própria natureza
sequestrando CO2 e dando-nos oxigênio sem o qual não vivemos.
Espírito
humano é aquele momento da consciência em que ela se sente parte de um todo
maior, capta a totalidade e a unidade e se dá conta de que um fio liga e religa
todas as coisas, fazendo com que sejam um cosmos, e não um caos. Como se
relaciona com o Todo, o espírito em nós nos faz sermos um projeto infinito, uma
abertura total ao outro, ao mundo e a Deus.
Portanto,
a vida, a consciência e o espírito pertencem ao quadro geral das coisas, ao
universo, mais concretamente: à nossa galáxia, à Via-Láctea, ao sistema solar e ao planeta Terra, ao
local onde vivemos. Para que tivessem surgido, foi preciso uma calibragem
refinadíssima de todos os elementos, especialmente das assim chamadas constantes
da natureza (velocidade da luz, as quatro energias fundamentais, a carga dos
elétrons, as radiações atômicas, a curvatura do espaço-tempo entre outras). Se
assim não fosse não estaríamos aqui escrevendo sobre isso.
Refiro
apenas um dado do livro do astrofísico e matemático Stephen Hawking intitulado “Uma breve história do tempo” (2005): ”Se a carga
elétrica do elétron tivesse sido ligeiramente diferente, teria rompido o
equilíbrio da força eletromagnética e gravitacional nas estrelas e ou elas teriam
sido incapazes de queimar o hidrogênio e o hélio, ou então não teriam
explodido. De uma maneira ou de outra a vida não poderia existir” (p. 120). A
vida pertence, pois, ao quadro geral das coisas e a vida possuída pelo
espírito.
O princípio andrópico fraco e forte
Para
conferir alguma compreensão a essa refinada combinação de fatores, criou-se a
expressão “princípio andrópico” (que tem
a ver com o homem). Por ele se procura responder a esta pergunta que
naturalmente colocamos: por que as coisas são como são? A resposta só pode ser:
se fosse diferente nós não estaríamos aqui. Respondendo assim não cairíamos no
famoso antropocentrismo que afirma: as coisas só têm sentido quando ordenadas
ao ser humano, feito centro de tudo, rei e rainha do universo?
Há esse
risco. Por isso os cosmólogos distinguem o princípio andrópico forte e fraco. O
forte diz: as condições iniciais e as constantes cosmológicas se organizaram de
tal forma que, num dado momento da evolução, a vida e a inteligência deveriam
necessariamente surgir. Essa compreensão favoreceria a centralidade do ser
humano. O princípio andrópico fraco é mais cauteloso e afirma: as prá-condições
iniciais e cosmológicas se articularam de tal forma que a vida e a inteligência
poderiam surgir. Essa formulação deixa aberto o caminho da evolução que demais
a mais é regida pelo princípio da indeterminação de Heisenberg e pela autopoiesis dos
biólogos chilenos Maturana–Varela.
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as olhando para trás, nos bilhões de
anos, constatamos que de fato assim ocorreu: há 3,8 bilhões de anos surgiu a
vida e há uns quatro milhões de anos, a inteligência. Nisso não vai uma defesa
do “desenho inteligente” ou da mão da Providência divina. Apenas que o
universo não é absurdo. Ele vem carregado de propósito. Há uma seta do tempo
apontando para frente. Como afirmou o astrofísico e cosmólogo Feeman Dyson: ”parece que o universo, de alguma
maneira, sabia que um dia nós iríamos chegar” e preparou tudo para que
pudéssemos ser acolhidos e fazer o nosso caminho de ascensão no processo
evolucionário.Curiosamente, quando no processo da evolução apareceram as flores
(antes era tudo verde),nesse momento surgiu nosso ancentral. Parece que o
universo e Deus lhe prapararam um berço de flores para enfatizar a alta
qualidade deste ser que estava iniciando sua jornada pelos séculos até chegar a
nós.
O universo autoconsciente e
portador e espírito
O
grande matemático e físico quântico Amit Goswami,
que muito vem ao Brasil, sustenta a tese de que o universo é autoconsciente (O universo autoconsciente, Record 2002). No ser
humano ele conhece uma emergência singular pela qual o próprio universo através
de nós se vê a si mesmo, contempla sua majestática grandeza e chega a uma certa
culminância.
Cabe
ainda considerar que o cosmos está em gênese, não está pronto, está ainda se
autoconstruindo e em expansão contínua. Cada ser mostra uma propensão inata a
irromper, crescer e irradiar. O ser humano também. Apareceu no cenário quando
99,96% de tudo já estava pronto. Ele é expressão do impulso cósmico para formas
mais complexas e altas de existência.
Alguns
aventam a ideia: mas não seria tudo puro acaso? O acaso não pode ser excluído,
como mostrou Jacques Monod no seu livro O acaso e a necessidade, o que lhe valeu o prêmio
Nobel em biologia. Mas ele não explica tudo. Bioquímicos comprovaram que para
os aminoácidos e as duas mil enzimas subjacentes à vida pudessem se aproximar,
constituir uma cadeia ordenada e formar uma célula viva seriam necessários
trilhões e trilhões de anos. Portanto, mais tempo do que o universo e a Terra
possuem de fato, que é de 13,7 bilhões de anos. O recurso ao acaso é dar honra
à ignorância. Melhor é dizer que não sabemos.
Dizendo
de forma mais exata: o recurso ao acaso mostre apenas nossa incapacidade de
entender ordens superiores e extremamente complexas como a consciência, a
inteligência, o afeto e o amor. Nesse sentido, talvez a visão de Pierre Teilhard de Chardin do universo,
segundo a qual este mais e mais se complexifica e, assim, permite a emergência
da consciência e da percepção de um ponto Ômega da evolução na direção do qual
estamos viajando, seja mais adequada para expressar a dinâmica mesma do
universo.
Não seria melhor calarmos reverentes e respeitosos
diante do mistério da existência e do sentido do universo?
Depois
dessas reflexões, já estamos habilitados a abordar a dimensão teológica do
espírito como Espírito Criador.
O Espírito Criador e a
cosmogênese
Como
não podia deixar de ser, Deus também é incluído na dimensão do espírito. E por
excelência. Está presente na primeira página da Bíblia quando se narra a
criação do céu e da terra. Diz-se que sobre o touwabohu, isto é,
sobre o caos, melhor, sobre as águas primitivas “soprava um ruah (um vento, uma energia) impetuoso” (Gn 1,2).
Daquele caos tirou todas as ordens: os seres inanimados, os animados e o ser
humano. A este, tirado do pó como todos os demais, Deus “soprou-lhe nas narinas
o ruah de vida, o espírito, e ele tornou-se um ser
vivo” (Gn 2,7). É no capítulo 37 de Ezequiel que
irrompe, de forma insuperavelmente plástica, a força vital do espírito. Quando
este vem, os ossos ressequidos ganham carne e se transformam em vida.
Também
as expressões mais altas do ser humano são atribuídas à presença do espírito
nele, como a sabedoria e a fortaleza (Is 11,2), a riqueza de ideias (Jo 32,28),
o senso artístico (Ex 28,3), o desejo ardente de ver Deus e o sentimento de
culpa e a consequente penitência (Ex 35,21; Jr 51,1; Esd 1,1; Es 26,9; Sl 34,19;
Ez 11,19; 18,31).
Deus “tem” espírito
Essa
força criadora e vivificadora é eminentemente possuída por Deus. As Escrituras
falam com frequência do espírito de Deus (ruah Elohim). Ele é
dado a Sansão para ter força portentosa (Jz 14,6;
19,15), aos profetas para terem coragem de denunciar em nome dos pobres da
Terra as injustiças que padecem, para enfrentar o rei, os poderosos e
anunciar-lhes o juízo de Deus.
Especialmente
no judaísmo inter-testamentário, esperava-se para os fins dos tempos a efusão
do espírito sobre toda a criatura (Jl 2,28-32; At 2, 17-21). O Messias será
“forte no espírito” e virá dotado de todos os dons do espírito (Is 11,1ss).
É
nesse contexto do judaísmo tardio que surge a tendência de personificar o
espírito. Ele continua sendo uma qualidade da natureza, do ser humano e de
Deus. Mas sua ação na história é tão densa que começa a ganhar autonomia. Assim
se diz, por exemplo, que “o espírito exorta, se aflige, grita, se alegra, consola,
repousa sobre alguém, purifica, santifica e enche o universo”. Jamais se pensa
nele como criatura, mas como algo do mundo de Deus que, quando se manifesta na
vida e na história, tudo transforma.
O Espírito é Deus, Deus é Espírito
A
compreensão começou a mudar quando se cunhou uma expressão decisiva:”espírito de santidade” ou “espírito santo”. Essa
formulação guarda certa ambiguidade, pois pode-se dizer espírito santo para se
evitar dizer o nome de Deus (coisa que os judeus até hoje, por respeito,
evitam) como pode-se significar o próprio Deus. Para a mentalidade hebraica,
“santo” é o nome por excelência de Deus, o que equivale dizer na compreensão
grega: Deus como transcendente, distinto de todo e qualquer ser da criação.
Em
resumo, podemos afirmar: pela palavra espírito (ruah) aplicado a
Deus (Deus “tem” espírito, Deus envia o seu espírito, o espírito de Deus) os
judeus expressavam a seguinte experiência: Deus não está atado a nada; irrompe
onde quer; confunde planos humanos; mostra uma força à qual ninguém pode
resistir; revela uma sabedoria que torna estultície todo o nosso saber. Assim,
Deus se mostrou aos líderes políticos, aos profetas, aos sábios, ao povo,
especialmente, em momentos de crise nacional (Jz 6,33; 11, 29; 1 Sam 11,6).
Assim
como é dado ao rei para que governe com sabedoria e prudência, no caso o rei
Davi (1 Sam 16,13), (oxalá o dê ao presidente anti-espírito que nos
(des)governa) será dado também ao servo sofredor, destituído de toda pompa e
grandiloquência (Is 42,1). Em Is 61,1 diz-se explicitamente: ”o espírito de
Javé está sobre mim porque Javé me ungiu… para anunciar a libertação dos
cativos e a boa-nova para os pobres”, texto que Jesus aplicará a si na sua
primeira aparição na sinagoga de Nazaré (Lc 4, 17-21). Por fim, o espírito de
Deus não sinaliza apenas sua ação inovadora no mundo, mas aponta para o próprio
ser de Deus. O espírito é Deus. E Deus é Espírito. Como Deus é santo, o
Espírito será o Espírito Santo.
O
Espírito Santo penetra tudo, abarca tudo, está para além de qualquer limitação.
“Para onde irei para estar longe de teu Espírito? Para onde fugirei a fim de
estar longe de tua face? Se eu escalar os céus, aí estás, se me colocar no
abismo, também aí estás” (Sl 139,7) Até o mal não está fora de seu alcance.
Tudo o que tem a ver com mutação, ruptura, vida e novidade tem a ver com o
espírito. O Espírito Santo está tão unido à história que ela de profana se
transforma em história santa e sagrada.
O Espírito num mundo sem
espírito e em degradação
Hoje
sentimos a urgência da irrupção do Espírito Santo como na primeira manhã da
criação. A Carta da Terra, face à crise mundial ecológica,
com energias negativas que nos podem arrastar ao abismo, afirma: “Como nunca antes
da história, o destino comum nos conclama a buscar um novo começo. Isso requer
uma mudança na mente e no coração. Requer um novo sentido de interdependência
global e de responsabilidade universal… Temos ainda muito a aprender a partir
da busca conjunta por verdade e sabedoria (final)”]
O Papa Francisco diz igualmente em sua
encíclica “sobre o cuidado da Casa Comum:”Nunca maltratamos e
ferimos a Casa Comum como nos último dois séculos(n. 53). Se “não mudarmos
nosso estilo de vida insustentável- continua- só poderemos desembocar nas
catástrofes”(n.161).
Cabe
ao Espírito iluminar nossa mente e transformar nosso coração. Se fizermos essa
conversão, dificilmente escaparemos das ameaças que pesam sobre o sistema-vida
e sistema-Terra. Cabe ao Espírito a capacidade de transformar o caos destrutivo
em caos criativo, como operou no primeiro momento do Big Bang. Ele pode
transformar a tragédia como a atual do Covid-19 numa crise acrisoladora que nos
permite dar um salto de qualidade rumo a uma nova ordem, mais alta, mais
humana, mas cordial, mais amorosa e mais espiritual. O universo, a Terra e cada
um de nós somos templos do Espírito. Ele não permitirá que seja desmantelado e
destruído. Esse pedido é urgente para a atual situação quando a Terra como um
todo é atacada por um vírus letal que está dizimando milhares de vidas.
Importa
suplicar ao Espírito: Vem, Espírito Criador! Renove a face da Terra, aqueça
nossos corações e rasgue um horizonte de sentido e de esperança para a nossa
realidade humana desumanizada e agora posta sob o risco de milhares
desaparecerem vitimas da intrusão do Covid-19. A ciência, a técnica a vacina
são fundamentais. Mas apenas com elas não está garantido que evitemos voltar ao
que era antes. Para isso precisamos de outro espírito que dê centralidade ao
que conta: a vida, a cooperação, a interdependência, a generosidade e o cuidado
para com a natureza e para uns para outros. Se não fizermos esta viragem
paradigmática, podemos ser atacados novamente e de forma ainda mais
letal.
Leonardo Boff é ecoteólogo, um dos redatores da Carta
da Terra e escritor e escreveu:”O Covid-19: o contra-ataque da Terra contra a
Humanidade” a sair em breve pela Editora Vozes, 2020.
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