O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

NOTA DE APOIO AOS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE E REPÚDIO AO TRATAMENTO DISPENSADO PELA PREFEITURA.




Recife: 26 de Julho de 2017


“Política, queridas irmãs e queridos irmãos, não é só política partidária. Política é, antes de tudo, preocupação com os grandes problemas humanos e com os direitos fundamentais do homem. Cristo veio trazer paz ao mundo. Pode haver paz se as injustiças só fazem crescer? Não vão na onda de quem diz que primeiro é preciso fazer o bolo crescer, para dividi-lo. O bolo já está sendo preparado e está sendo comido”.  Dom Helder Camara - Circular, 2 de dezembro de 1980

O Fórum Articulação de Leigos Cristãos, inspirado no chamado do Papa Francisco  que nos chama a ser Igreja de saída, Igreja de rua, Igreja do povo de Deus e em comunhão com a nossa Arquidiocese, vem a público externar sua preocupação e repúdio ao lamentável tratamento que o Prefeito da Cidade do Recife, Exmo. Sr. Geraldo Júlio dispensou aos professores e professoras da rede municipal de ensino do Recife.
O lastimável impedimento do acesso de paramédicos para atendimento a pessoas em situação de risco de saúde viola completamente a moral cristã e os Direitos Humanos.
Vale salientar que a ocupação do gabinete do prefeito foi um ato desesperado da classe dos servidores da educação municipal que viu seus esforços em abrir canal de diálogo totalmente frustrados pelo administrador público. Os professores lutam há meses pela dignidade salarial e por melhores condições de trabalho.
Os diversos relatos sobre a forma como foram tratados os professores denota táticas de tortura psicológica e isso é inadmissível por todos os motivos, sobretudo em se tratando de funcionários públicos, dentro do prédio onde funciona a administração da cidade. Quem trata o professor como lixo não tem capacidade para administrar nada, muito menos uma cidade.
Queremos que o Prefeito, que se diz cristão, reflita sobre seus atos à luz do Evangelho e reveja sua determinação em não dialogar com os professores. Nosso desejo é que prevaleçam os valores humanos, que devem ser prioridade em qualquer situação.
Conclamamos os alunos e alunas, funcionários e funcionárias do setor de educação, bem como os pais dos alunos da rede municipal de ensino, a apoiarem nosso protesto contra a violência sofrida pelos professores, não apenas por solidariedade, mas pela consciência de que a luta deles é justa e visa um futuro melhor para todos.
Na esperança do cumprimento da justiça e da preservação dos valores morais, humanos e cristãos, desejamos a todos paz e bem

Fórum Articulação de Leigos Cristãos  na Arquidiocese de Olinda e Recife

CEBs – Comunidades Eclesiais de Base
CEBI - Centro de Estudos Bíblicos
Centro Educacional Profissionalizante do Flau (Turma do Flau)
Fé e Política Dom Helder Câmara
Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova
Grupo de Partilha Amigos para Sempre na Fé e na Vida
Encontro da Partilha
Tenda da Fé
IDHeC - Instituto Dom Helder Câmara
Mística e Revolução - MIRE
Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Olinda e Recife
Movimento de Mulheres Contra o Desemprego
Movimentos de Trabalhadores Cristãos – MTC/NE II
Pastoral Carcerária
PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário