O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

QUEM ESTÁ MESMO NA SOMBRA DO NAZARENO?

Por Gilbraz Aragão



Sobre o livro Em busca de Jesus de Nazaré, uma análise literária, de Eduardo Hoornaert, Paulus, 2016.


No meio de uma feira, uns poucos palhaços
Andavam a mostrar, em cima dum jumento
Um aborto infeliz, sem mãos, sem pés, sem braços,
Aborto que lhes dava um grande rendimento.

Os magos histriões, hipócritas, devassos,
Exploravam assim a flor do sentimento.
E o monstro arregalava os grandes olhos baços,
Uns olhos sem calor e sem entendimento.

E toda aquela gente deu esmola aos tais ciganos:
Deram esmola até mendigos quase nus.

E eu ao ver este quadro, apóstolos romanos,
Lembrei-me de vós, funâmbulos da cruz,
Que andais pelo universo há mil e tantos anos,
Exibindo, explorando, o corpo de Jesus
             (Abílio Manuel Guerra Junqueiro).


Das imagens ou símbolos ninguém se livra no jogo do conhecimento: a questão é como interpretamos as coisas. Dizer que “Jesus Cristo é o Senhor”, então, pode relativizar e questionar os senhores deste mundo (o pai, o padre ou pastor, o político, o professor, o patrão), como pode também sacralizá-los como enviados ou legados de Deus. O símbolo, escrito ou esculpido, liberta ou submete a gente. Posso olhar pra Jesus, por exemplo, e encontrar força para enfrentar as cruzes injustas, como a sua, ou então achar consolo ("Mais sofreu Jesus") para carregar como ele uma cruz tida como destino divino - porque eu ou a humanidade ofendemos a deus e precisamos pagar com o nosso suor e sangue! Durante mil anos, Orígenes e Agostinho ajudaram os cristãos a pensar na cruz de Cristo como resgate pago ao maligno pelas nossas almas; no século XI Anselmo pensou mais em satisfação devida a Deus pelos nossos pecados e, no século da Reforma, falava-se ainda em punição justa pelo pecado humano - não é à toa que o cristianismo foi associado à culpa e não ao perdão.

Depois da ciência moderna e de Darwin, sabe-se que o ser humano é criado em um processo de evolução, não havendo, portanto, um pecado "original" histórico - senão como uma tendência "originante" da “natureza” da gente para o ensimesmamento. E assim a hermenêutica transforma a saudade do "paraíso" em esperança: não nos é natural sermos naturais, podemos nos educar para uma amorosidade sempre maior, na direção do "ajardinamento" de tudo e com todos. Com isso, fica sem sentido a interpretação de que Jesus foi um emissário divino que veio para resgatar as vítimas da "queda original", juntamente com a visão da cruz como o momento do sacrifício divino que pagou o resgate do pecado.

Os bons teólogos cristãos discutem isso agora, articulando a possibilidade salvífica como uma experiência mais-que-natural de descentramento - vivida exemplarmente por Jesus Cristo, que com gosto amoroso acolheu o Outro, até em seus braços abertos na cruz. Cruz que foi consequência indesejada do seu amor histórico e político pelos outros, pelos pobres e desprezados (basta ver a irônica tabuleta nela dependurada, relacionando a pena às suas supostas pretensões de poder).

O livro que Eduardo está lançando, nessa linha, desenvolve uma leitura histórico-literária dos primeiros anos do movimento cristão, mostrando como, nos anos 50, Paulo apresenta Jesus como “o Ungido”; nos anos 60 a Carta aos Hebreus interpreta Jesus a partir da figura bíblica de Melquisedec e como depois, nos anos 70, Marcos retoma tudo isso e faz a memória de Jesus em um novo gênero literário que dá origem aos Evangelhos. O livro de Eduardo, assim, na contramão de leituras ortodoxas e descontextualizadoras (como a trilogia de Ratzinger sobre Jesus ou o best-seller Uma história politicamente incorreta da Bíblia, de Hutchinson), recupera e atualiza para nós a pesquisa sobre o Jesus Histórico, ajudando-nos a responder a uma questão atualíssima: alguém que se declara sem religião hoje, mas procura o seguimento de Jesus de Nazaré, é cristão? Ele parte do pressuposto pelas teologias contextuais, que consideram o processo histórico da experiência religiosa, lembrando que um cristão precisa saber qual foi a fé de Jesus, para poder orientar a sua fé (ainda que antropológica) em Jesus!

Em sua hermenêutica da Carta aos Hebreus, sobretudo, Eduardo afirma que ser cristão é tomar uma atitude diante da morte e se preparar para encarar a morte, se preciso for. Porque Jesus, pendurado numa cruz, dá testemunho da perversão do mundo e até de uma religião que mata inocentes em nome da moral. “O sacerdote segundo Melquisedec revela a maldade por trás da moralidade estabelecida. Diante da cruz, o mundo fica nu, revela a dinâmica que o move” (pg. 93).

Jesus nos ajuda a ter fé direito, justo na sua cruz (afinal, o sentido de uma vida se revela na sua morte, e o Homão da Galileia não morreu de hepatite numa cama ou atropelado por um camelo na rua!), e não por causa de algum milagre, mas sim apesar da ausência do divino ("Por que me abandonaste?!"). E não uma crença esotérica na temperatura dos infernos ou no mobiliário do céu, porém uma aposta obediente no mistério da vida, que nos escapa - o que tira o medo de morrer e de amar existencialmente, e de perdoar até aos inimigos ("Eles não sabem o que fazem!").

Então se a gente olha pras imagens de Jesus em crucifixos barrocos ou mesmo em cinema e teatro que atualmente apresentam um Cristo sanguinolento e contristado, deve descobrir que se trata de uma mística penitencial (vejam o "Senhor Morto" aplaudido na Semana Santa e as Vigílias da Páscoa esvaziadas!), de uma espiritualidade cristã que nos veio com a colonização do mundo ibérico do século XVI, acentuando a intervenção divina (Providência) em todos os momentos e cultivando um apreço pela humanidade empobrecida e humilhada - principalmente no presépio e na paixão - do santo maior, Cristo, que se liga à aceitação resignada do sofrimento humano e da morte. Aí não se espera seguimento ético histórica e existencialmente recontextualizado, mas pura imitação estética do santo (lembram dos crucificados das Filipinas?!).

Atribui-se já a Cirilo de Jerusalém a afirmação de que "o mundo inteiro se encheu de pedaços do lenho da cruz", e de toda sorte essa mística que perdura entre nós remonta à Idade Média, quando "o poder da cruz de Cristo encheu o mundo", como disse Atanásio de Alexandria. Não é de hoje (o poema acima é do final do século XIX) que há protesto contra uma imagem do crucificado que parece não ter ressuscitado, e muito menos brincado e dançado em vida - como todo moleque judeu em festa de casamento. Mas nas igrejas e muito além de suas paredes, a pessoa e mensagem de Jesus renovam-se atualmente como uma "Beleza tão antiga e tão nova". Aliás, foi pensando no Cristo que Dostoievsky sentenciou "A beleza salvará o mundo"!

Precisamos recontextualizar e descolonizar as imagens sagradas que nos foram passadas em certas interpretações dos textos sagrados. Pois é preciso passar da dependência do milagre “sobrenatural” que traz benefício do “santo” imitado, para a crença na possibilidade de sermos igualmente “santos” e capazes de fazer das nossas vidas um milagre “mais-que-natural” para a vida dos outros – pelo amor, que é (de) Deus! Qual deve ser mesmo o lugar de Jesus na vida dos cristãos?! Um objeto sagrado de culto mágico, do qual nos tornamos dependentes, ou uma pessoa mesmo de quem fazemos memória e a quem procuramos seguir, tornando-nos livres até de "nós" mesmos?

"Somos fuliginosos, perplexos, desgarrados e tristes. Somos seres humanos, transmudados por Cristo, homem divino. Somos bichos da terra, tão pequenos, mas o fogo do amor de Deus mora em nós. Por isto, temos a possibilidade da louca alegria. Cristo bailarino. Cristo dançarino. O mais próximo Próximo. Ali, na esquina, está ele, e nos olha. Naquele bar, naquele beco, naquela masmorra, hospital ou cortiço. Onde a carne sofre, aí está o Cristo, crucificado. Onde a carne ama, aí está o Cristo, glorificado. Onde está o homem, aí está o Cristo, suprema possibilidade do humano. Aqui" (Hélio Pellegrino. A burrice do Demônio. Rocco, 1989). A igreja medieval associou Apolo com o Diabo, mas as crônicas de Pelegrino nos ajudam a equilibrar a imagem de Jesus, recuperando a sua dimensão apolínea: "Cristo, à cabeceira da mesa, nos convoca para o ágape. O pão, o vinho, a alegre - e leve - embriaguez apolínea. Cristo Apolo, elegantíssimo na sua túnica, pregando pelos campos...".

A exegese romanceada de Gerd Theissen, em A sombra do Galileu (Vozes, 1991), é outro livro que guardo na cabeceira, porque nos ajuda a perguntar: Jesus foi um revolucionário? Um risco para a segurança? Ou apenas um sonhador, um poeta aldeão, um místico ambulante, como tantos houve na época entre gregos e romanos? Então, um jovem judeu é pressionado por Pilatos a colher informações sobre novos movimentos religiosos na Palestina e ele constantemente esbarra na figura de Jesus, a quem tenta encontrar. Sai à procura desse Galileu por toda parte, visando reconstruir uma imagem dele a partir das histórias que ouve da boca do povo. Mas não consegue alcançar o seu personagem a tempo: “... Sobre eles o sol descia. Espargia seus raios sobre a cruz de Jesus e as dos zelotas, sobre o morto e os dois agonizantes. Projetava sua luz sobre os soldados romanos e os espectadores que seguiam os acontecimentos, alguns curiosos e outros
aterrorizados. Estávamos à sombra do Galileu...”.

Pois bem, agora, essa história literária, Em busca de Jesus de Nazaré, de Eduardo Hoornaert, vai entrar com esses outros dois bons livros na minha mochila de mochileiro das galáxias, no meu saco de seguidor do Caminho do Galileu. Pois ele me ajuda a compreender que Jesus de Nazaré iniciou sua busca espiritual no grupo do Batista, mas o abandonou, revelando sua liderança natural e demonstrando insustentável liberdade (seu milagre providenciando vinho escandalizou puristas e legalistas, como o lava-pés até hoje escandaliza devotos), ele é impulsionado por afetividade e exibe um comportamento ético que espanta, ele sente necessidade de se abrir para um divino sempre maior e incluir sempre mais outros em seu cuidado, ele é condenado à morte em nome da moralidade vigente e resguardada pelos anciãos e religiosos do Templo. Eduardo, muitas vezes com passagens poéticas, ajuda a gente a recuperar uma estética jesuânica, na linha do Poeta:

Num meio-dia de Primavera
Tive um sonho como uma fotografia.
Vi Jesus Cristo descer à terra.
Veio pela encosta de um monte
Tornado outra vez menino,
A correr e a rolar-se pela erva
E a arrancar flores para as deitar fora
E a rir de modo a ouvir-se longe
Ele mora comigo na minha casa a meio do outeiro.
Ele é a Eterna Criança, o deus que faltava.
Ele é humano que é natural.
Ele é o divino que sorri e que brinca.
E por isso é que eu sei com toda a certeza
Que ele é o Menino Jesus verdadeiro

(Fernando Pessoa/ Alberto Caeiro).

Gilbraz Aragão é professor e Pesquisador no campo dos estudos de religião na Universidade Católica de Pernambuco. É coordenador do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário