O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

CYLENE ARAÚJO LANÇA LIVRO SOBRE A VIDA E OBRA DE MADRE IVA, O ANJO BRANCO DE PERNAMBUCO


No próximo domingo, 12 de novembro, a cantora, jornalista e radialista Cylene Araújo estará lançando, em Recife, o livro MADRE IVA – O ANJO BRANCO DE PERNAMBUCO.



Para Cylene, através do relato desse livro,  “o ideal da Madre Iva vira uma realidade, até os dias de hoje, com muitos serviços prestados à população do Cabo de Santo Agostinho, de Pernambuco, do Brasil e do mundo”.

O livro conta a história de uma guerreira de muita fé e coragem, que após ficar paralítica por sete anos, volta a andar e dedica a sua vida a promover a dignidade dos mais necessitados, seguindo o exemplo de seu grande mestre, São Francisco de Assis.
Madre Iva morreu aos 81 anos em 02 de novembro de 1998.
Muitos títulos a ela foram dados: Iva de Deus... Iva dos pobres... Iva dos velhinhos! Mãe boa! Mais O ANJO BRANCO DE PERNAMBUCO foi o confirmado pela voz do povo.



A cidade do Cabo de Santo Agostinho acompanhou em menos de quatro anos o surgimento de um patrimônio grandioso de amor em uma obra meteórica.

AS OBRAS E O PATRIMÔNIO SOCIAL/RELIGIOSO da MADRE IVA

- Abrigo São Francisco de Assis: Fundado em 04 de outubro de 1961 e considerado de utilidade pública em 1970 - Lei municipal nº. 93.712.




- Em 1963, a Igreja de São Francisco de Assis foi inaugura com a primeira celebração eucarística.

- Em 10 de outubro de 1965-fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas do Imaculado Coração de Maria. A Madre Iva Bezerra de Araújo e Frei Jorge Bertuccelli, fundaram a OFS (Ordem Franciscana Secular) na cidade do Cabo de Santo Agostinho em 10 de outubro de 1965.

Em outubro ano passado, a Congregação das Irmãs Franciscanas do Imaculado Coração de Maria, completou 52 anos com o mesmo ideal de sua fundadora “ajudar os idosos abandonados restituir-lhe a dignidade vivendo nos princípios do Pai São Francisco de Assis de servir e amar o irmão que sofre”.

- Em 13 de março de 1976 a Madre Iva entregou a população cabense uma escola de ensino fundamental cujo nome, em memória deu à sua mãe Escola Laurinha Bezerra Amazonas, funcionando como escola particular subvencionada à PMC (Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho). As irmãs do Abrigo São Francisco também atendem as crianças na catequese. Ela está situada na Avenida Aníbal Cardoso S/N – Bairro São Francisco, Cabo de Santo Agostinho bem próxima ao Abrigo.

- Em 1990 foi inaugurada a Escola Maria Eulina de Freitas Rolim- entregue a Madre Iva pelo Sr. Sebastião Interaminense o “Tião” foi um presente deste senhor que através de orações na Capela do Abrigo São Francisco foi agraciado com um milagre - Segundo relato dele.  Escolinha a seu pedido teve o nome de sua avó e na época, começou a beneficiar l.690 crianças pobres do bairro, na educação infantil. Hoje já está na educação de Jovens e Adultos - Supletivo; Ensino Fundamental. O Abrigo São Francisco de Assis desenvolve também a catequese.

- Pela intervenção da Madre Iva, em meados dos anos sessenta surgiu a “Vila Madre Iva”. Trata-se de um assentamento com famílias carentes que precisavam de um teto e do apoio de todos. A Madre Iva levantou a bandeira, falou com o proprietário do terreno Sr. Airton Cardoso e conseguiu a permanência autorizada das quase 200 famílias no local até os dias de hoje. A vila se fortaleceu com a criação da Associação Dos Moradores da Vila Madre (fundada em 1999) que se encontra na Rua Joao Malaquias 30, no Cabo de Santo Agostinho. A ligação do Abrigo São Francisco de Assis com a vila ainda permanece com as visita de irmãs, levando sempre donativos e promovendo a educação cristã as crianças.

7º- Ainda em vida, a Madre Iva pediu aos benfeitores do abrigo, para que construíssem uma creche dentro da vila para mais de cem crianças. Com a creche pronta, sua visita era constante para levar donativos e ajudar no que podia.

- Com a sua intervenção junto aos benfeitores do Abrigo, ela conseguiu doação de instrumentos musicais para alunos da escolinha Maria Eulina e assim nasceu a Banda Marcial infantil  “SANTA CLARA” que existe a vinte anos.  

A FORTALEZA DE UM “NOME”

- Para homenagear a Madre Iva, o Governo do Estado de Pernambuco fundou no ano de 1967 a Escola Estadual Madre Iva Bezerra De Araújo que está localizada na Rua Tenente Manoel Barbosa da Silva, SN/Centro -   Cabo De Santo Agostinho A escola da rede estadual possui 1926 alunos no Ensino Médio e EJA. Escola com 50 anos de existência.

10º - Em 1999, a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inaugurou a Escola Municipal Madre Iva Bezerra de Araújo, também em sua homenagem. Hoje a escola atende: Educação de Jovens e Adultos/Supletivo e Ensino fundamental. A escola está Localizada na Rua 39-Bairro Santíssimo, Cabo de Santo Agostinho – PE.

11ª - A Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, inaugura mais uma escola na cidade com o nome de ESCOLA MADRE IVA na Avenida Historiador Pereira da Costa - Centro, Cabo de Santo Agostinho – PE.

12ª - A força do seu nome inspirou até uma escola e Associação Beneficente intitulada de Colégio Madre Iva em Lajeado/Cotia São Paulo. 
SERVIÇO

O QUE – Lançamento do livro MADRE IVA – O ANJO BRANCO DE PERNAMBUCO, de Cylene Araújo

ONDE – Espaço Dom Lamartine – terraço da igreja das Fronteiras, rua 
Henrique Dias, s/n, Boa Vista

HORA – 09h30 da manhã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário