O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

domingo, 22 de dezembro de 2019

ESCOBAR: CELEBRANDO UM SÉCULO DE VIDA.



Por Marcelo Barros

Estou voltando de uma celebração eucarística em ação de graças pelos 100 anos da irmã Ármia Escobar. Eu a conheci nos anos 60,  quando ela ainda era jovem e Dom Helder a escolheu como assessora dele para a comunicação social. E ela era genial. Colocou a arquidiocese no mundo das comunicações com programa de rádio, com capacidade de falar a linguagem da Tv que surgia. 

 Dom Helder confiava tanto nela que a levou como assessora dele para a 4ª sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II. Penso que Escobar foi das primeiras mulheres a entrar na sala do concílio em meio aos bispos e peritos.

No Recife, Escobar fez teatro e circo e fundou um circo com crianças de rua: O Arrecirco. Fundou o Centro de Educação Social do Nordeste (CECOSNE) onde trabalhei com ela por alguns anos. Um dia, morre a irmã que a ajudava (Carvalhinho) e a congregação tira dela o Cecosne, como se tudo aquilo não tivesse sido construído por ela. Ela aceita sem criar problema. A provincial quer força-la a voltar a morar no convento. Ela rejeita e sofre muito. 

Mesmo sozinha e sem meios, continuou trabalhando e sonhando. Sonhou e organizou a Universidade Popular das Artes (UPA). Conseguiu até espaço e professores para atuarem, mas não recebeu nenhum apoio para isso e ficou na ideia. Imaginou um permanente Festival Internacional das Crianças. Sempre tinha um projeto novo e transformador. 


Só agora com quase cem anos, a congregação voltou a acolhê-la e a inseriu em uma casa de idosas. Escobar sempre foi para mim um modelo de profecia e liberdade interior. Uma pessoa de Deus. Uma religiosa que nunca ligou o piloto automático. Sempre viveu a busca profunda de, a cada dia, saber o que Deus queria dela e como deveria realizar o projeto divino no mundo a favor das crianças abandonadas (ela conseguia adoções) e dos pobres. 

Deus seja bendito pela vida de Escobar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário