O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

PALAVRAS DE PEDRO

      


Somos perseguidos porque estamos com o povo, defendendo seus direitos. A Prelazia de São Félix é uma Igreja perseguida porque não quis misturar-se com o poder da política e do dinheiro. E seremos cada vez mais perseguidos porque, com a força de Deus, continuaremos ao lado dos oprimidos e dos pobres.

Eu sei, irmãos, que está perseguição vai atemorizar alguns e vai afastar outros de nossa amizade e até da missa e dos sacramentos. Alguns vão se "envergonhar" do Evangelho...

Alguns posseiros e outros moradores abandonarão assustados a região. As crianças e os jovens sofrerão sérias dificuldades de ensino...

É tempo de prova, irmãos. E é também tempo de fé, tempo de unidade e de firmeza.

Sinto às vezes que esta nossa luta (...) é uma luta "simbólica": tudo se perderá, menos a voz, menos o intento de salvar a dignidade humana, menos a pequena dor-comunhão de uma pequena Igreja particular.

Estamos lutando contra um "deus". E, como Luther King, deve-se renunciar à vitória, à vitória humana. Tudo isso deve ser o mistério da cruz. E sei que por meio de tudo isso o Senhor liberta seu povo e nos salva. Roguem para que sejamos fiéis à vida dos irmãos e à graça do Pai.

É preciso saber esperar, sabendo ao mesmo tempo forçar as horas daquela urgência que não permite esperar...

Esta é uma hora de esperança. De plena comunhão na Páscoa do Senhor. Façam-se rogos para que sejamos alegremente fiéis, lucidamente evangélicos. Não é uma hora precisamente de heroísmos, mas sim de fé.

Não exigimos que ninguém concorde conosco. O importante é que todos procuremos sinceramente concordar com o Espirito de Jesus. Peçam para nós uma humilde fidelidade momento após momento. A Eucaristia tem nestes dias uma profunda verdade. Seja tudo pelo Evangelho. Seja tudo pela total libertação do nosso povo. Demos graças àquele que nos chamou a compartilhar com ele o vinho da Redenção do mundo.

Pedro Casaldáliga, trecho da carta escrita ao povo da Prelazia em 15 de junho de 1973


#Casaldàliga!

#PedroCasaldáligaPresente!

#NãoQueremosGuerraQueremosPaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário