O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

PALAVRAS DE PEDRO: CANÇÃO DA FOICE E O FEIXE - Pedro Casaldáliga por si mesmo



Memória dos 95 anos de nascimento do nosso querido Pedro Casaldáliga.

Dom Pedro Casaldáliga

 

– Colhendo o arroz dos posseiros de Santa Terezinha, perseguidos pelo Governo e pelo Latifúndio.

 

Com um calo por anel,

monsenhor cortava arroz.

Monsenhor “martelo

e foice”?

 

Me chamarão subversivo.

E lhes direi: eu o sou.

Por meu Povo em luta, vivo.

Com meu Povo em marcha, vou.

 

Tenho fé de guerrilheiro

e amor de revolução.

E entre Evangelho e canção

sofro e digo o que quero.

Se escandalizo, primeiro

queimei o próprio coração

ao fogo desta Paixão

cruz de Seu mesmo Madeiro.

 

Incito à subversão

contra o Poder e o Dinheiro.

Quero subverter a Lei

que pertence ao Povo em grei

e ao Governo em carniceiro.

(Meu Pastor se faz Cordeiro

Servidor se fez meu Rei.)

 

Creio na Internacional

das frontes alevantadas,

da voz de igual a igual

e das mãos enlaçadas...

E chamo a Ordem de mal

e ao Progresso de mentira.

Tenho menos paz que ira.

Tenho mais amor que paz.

 

... Creio na foice e no feixe

destas espigas caídas:

uma Morte e tantas vidas!

Creio nesta foice que avança

– sob este sol sem disfarce

e na comum Esperança –

tão encurvada e tenaz!

 

Pedro Casaldáliga, Creio na Justiça e na Esperança

Arte: Amadeo Valldepérez Coll

#Casaldàliga!

#PedroCasaldáligaPresente!

#PereCasaldàliga

#NãoQueremosGuerraQueremosPaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário