O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CINEMANIA - REVELAÇÕES



The Human Stain (2003) / Revelações

por ROSSANA MENEZES



Diretor: 
ESCRITORES: 
Philip Roth (novel)Nicholas Meyer (screenplay)
ELENCO:
      Um dos problemas das sociedades de hoje está em saber até onde ir com o politicamente correto sem virar um falso moralista e tolher a liberdade de expressão alheia. Na verdade acho que liberdade de expressão tá perdendo feio nessa batalha. Cada vez mais expressões, comentários e piadas são distorcidos e viram verdadeiras batalhas judiciais. 
     Nesse filme, baseado em um livro homônimo de Phillip Roth, na Nova Inglaterra dos anos 90, o professor universitário Colleman Silk (Anthony Hopkins) é acusado de racismo e demitido da faculdade onde ensinava por 25 anos. Na última aula do semestre ele pergunta à classe por dois alunos que nunca apareceram e se refere a eles como "Spooks". 
      Spook significa fantasma. Mas também é uma gíria usada para se referir pejorativamente à pessoas negras. acontece que os dois alunos eram negros, souberam do ocorrido e processaram o professor que se defende dizendo que nunca viu eles na vida, uma vez que eles nunca tinham aparecido na sala de aula, e que se referiu a eles como fantasmas, pois ele não podia jamais saber que eles eram negros. 
      A partir daí a vida do professor vira de cabeça pra baixo, quando ele se envolve com Fania (Nicole Kidman), uma jovem de 34 anos com problemas suficiente pra complicar a vida de qualquer um que se aproxime dela. E é aí que  nós somos apresentados ao seu passado, escondido há 50 anos.
      O filme nos leva para os Estados Unidos dos anos 50 e todas as questões raciais, a moral americana e seus efeitos na identidade da juventude da época. 
     O filme tem um elenco bem apelativo. Anthony Hopkins, Gary Snise, Nicole Kidman, Ed Harris... No entanto não se pagou. Custou cerca de 30 milhões de dólares e arrecadou apenas 24 milhões. 

Um comentário: