O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

sábado, 1 de agosto de 2020

SEU PERFUME ME HABITA


 

Kinno Cerqueira [1]

 

Dentre as imagens que entretecem minhas memórias, estão sempre presentes aquelas de minha infância. Às margens de um sereno rio, minha singela casa escondia um quintal repleto de laranjeiras sob cujas sombras eu me sentava silencioso a contemplar as flores paridas pelas boas mãos de mamãe. Inspirado pelas abelhas e borboletas que comigo brincavam, aprendi o caminho das flores e nelas entrevi o mistério da vida.

 

Quando das primeiras chuvas de outubro, seus galhos ressequidos enverdeciam-se magicamente e, num curto intervalo de tempo, seus botões nasciam sorridentes e cantantes, como se me saudassem com um beijo na face. Minha reação interior, quiçá um tanto atípica, externava-se em bochechas enrubescidas e efusiva alegria intercalada por saltos e silenciosas lágrimas.

 

A lembrança dos botões a sorrir-me faziam de meus sonhos noturnos momentos de antecipação do que os botões prenunciavam: o desabrochar das flores. Ao nascer do sol, meus pés, sempre mais lentos que meu coração, ajudavam-me a fugir rumo ao quintal na expectativa de testemunhar o deslumbramento de que vinha fruindo em meus sonhos. Ali, com os olhos marejados e os lábios tremulantes, tornava-me um com as flores agora descerradas.

 

Nosso abraço era quente e nosso amor, desesperadamente gratuito. Nunca disseram amar-me, como também nunca lhes pronunciei declarações de amor. Era a presença que falava e a fugacidade daquele encontro, longe de sediar lamentos ou queixumes, intensificava-o de tal modo a eternizar em mim o interminável perfume daquele encontro que logo seria sucedido por outros longos momentos de espera. 

Os anos se passaram e mudei-me para o Recife. As flores de minha casa não estão mais diante de mim. A espera é longa e a expectativa de reencontrá-las, diminuta. Hoje, contudo, descobri-as dentro de mim. E como é doce seu perfume...  

 

[1] Kinno Cerqueira é pastor batista, biblista e assessor do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) na área de estudos bíblicos.

   


2 comentários: