O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

sábado, 18 de abril de 2020

COVID 19 - 19/04/2020 - DÉCIMA SETIMA REFLEXÃO: A FÉ EM TEMPOS DE CORONAVIRUS



Por Frei Aloísio Fragoso

    Uma virtude cristã tem sido posta à prova, e de maneira extraordinária, no confronto com  pandemia do coronavirus - a nossa Fé. Virtude, do latim "virtus", significa força. Juntamente com o Amor, e aliada dele, a Fé é a maior força imaterial de que dispomos nos embates desta vida.

    Nós Evangelhos Jesus usa metáforas extremamente fortes para defini-la. "Se vocês tivessem fé, como uma semente de mostarda, vocês diriam a uma montanha - afasta - te! - e ela obedeceria" cf. Lc. 17, 6. O apóstolo João aprendeu a lição do Mestre e fez dela um grito de guerra: "A vitória que vence o mundo é a nossa Fé" 1 Jo. 5,4.

    No entanto, ao vivenciá-la existencial mente, percebemos que a Fé se oferece, ora como uma arma acessível a qualquer pessoa, pra como um Mistério impenetrável. Ela é assim, paradoxal. E tinha que ser, pois ele existe em função da vida, que é paradoxal também.

    Por conta destes paradoxos, incorretos em  muitos mal-entendidos, que podem desviá-la da sua verdadeira finalidade.  Se alguém confessa: "creio em Deus e está é a única segurança da minha vida", está expressando bem o absoluto da Fé. Porém, se afirma, a seguir: "por isso tenho certeza que nenhum mal jamais me acontecerá", aí ela se desviou do caminho, distanciando-se do Mistério da vida e do Mistério de Deus.

    Na verdade, coisas ruins também acontecem com pessoas de fé. A tragédia do coronavirus comprovou que sua letalidade não faz discriminação entre crentes e não crentes. Se a Fé religiosa fosse entendida comi uma garantia infalível de livrar os crentes dos males comuns aos seres humanos, ela passaria a ser propriedade nossa e não dom de Deus, semelhante a algum medicamento de efeito garantido. A Fé não nos dispensa dos males, ela nos fortalece e nos dá armas para combatê-los.

    Não há, pois, como tirar-lhe o véu do Mistério. Quando afirmamos que ela é um Mistério, não estamos significando algo escondido e proibido, uma espécie de monopólio para uso exclusivo de Deus. Estamos, sim, desafiando a nossa capacidade de mergulhar em sua profundeza. O Mistério se revela nos  fatos cotidianos, fala através do silêncio, esconde sua grandeza nas coisas pequenas.

    Pode haver mistério maior do que a vitória que tem de passar pela derrota? E não foi este o drama do Calvário, vivido por Jesus? E este não é também o drama de nossas vidas? Há algo de grandioso que possamos realizar sem grandes sacrifícios?

    Com esta clarividência,  a nossa compreensão se abre para desvendar outros enigmas da Fé.

    Compreenderemos melhor o que S. Paulo escreve em 2Cor.12, 10: "quando sou fraco, então é que sou forte".

    Aceitaremos nos reconhecer em nossa pequenez, que não somos Deus, nem devemos ter a pretensão de compreendê-Lo. "Se o compreendemos, não é Deus", escreve S. Paulo.

    Aprenderemos a assumir a íntima relação entre crer e combater. O COVID 19 escancarou a incapacidade dos Sistemas políticos e econômicos para salvar a humanidade do desespero. Daí milhões de pessoas viram desabar sua fé nestas instituições e em suas promessas. Contudo, seria uma tentação perigosa dar as costas aos nossos compromissos terrestres com o intento de entregar-nos por inteiro ao poder de Deus. Este seria o caminho da fuga, não o caminho da luz.

    Deus mesmo nos dará a força suficiente para nos confrontar outra vez com estas realidades, e de cumprir aí dentro nossa vocação humano-cristã de construir o Reino de Deus.

    E desta forma que entendemos o Mistério maior da nossa Fé, do "Verbo que se fez carne e habitou entre nós" Jo. 1, 14.

    Finalmente compreenderemos porque Jesus, após cada cura milagrosa, em vez de ostentar o seu poder, transferia-o para a pessoa agraciada, dizendo-lhe: "a tua fé te salvou" cf. Lc. 17, 19. É que Ele nos chama a fazer parceria entre nossa fé e o seu poder.

    De qualquer forma, o COVID 19 trouxe uma inesperada provocação. É hora de apostar todas as nossas fichas morais e espirituais no Poder maior do que todos os poderes deste mundo, e ainda suplicar com o apóstolos: "CREMOS, SENHOR, MAS AUMENTAI NOSSA FÉ".

FREI ALOÍSIO FRAGOSO é frade franciscano, coordenador da Tenda da Fé e escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário