O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

O VAGABUNDO DE DEUS



por Frei Betto

      Henry, da congregação dos Irmãozinhos do Evangelho, fundada por Charles de Foucauld, era um andarilho de Deus. Em Marselha, pegou carona num navio cargueiro, onde trabalhou na faxina, e desembarcou no Rio, em 1965. Seu propósito era chegar à Serra de Piedade, em Minas. Caminhou até Petrópolis, onde pediu hospedagem numa casa paroquial. Ao fitar aquele homem com aspecto de mendigo, cabelos fartos, mochila às costas e sandálias de couro cru, o padre teve medo e bateu-lhe a porta na cara.

      Henry dormiu no jardim defronte à igreja. Pouco depois, a polícia o despertou, levando-o preso por vadiagem. No dia seguinte, o delegado conferiu os documentos dele e o liberou.  “Não quero ir embora”, disse o monge para espanto do delegado. “Gostaria de ficar aqui uns três dias, para falar de Jesus aos presos”.

     Terminado o tríduo, Henry andou até a cidade de Pedro do Rio. Sentiu fome e entrou num bar de beira de estrada. Indagou do dono se poderia lavar o chão em troca de um prato feito. A proposta foi aceita. No almoço, conheceu um caminhoneiro que lhe deu carona até Belo Horizonte, onde convivemos alguns dias no convento dominicano do bairro da Serra, antes que ele partisse para a montanha que abriga o santuário da padroeira de Minas.

     Passei anos sem notícias dele. Até que, em 1976, quando eu morava na favela de Santa Maria , em Vitória, ele bateu inesperadamente à minha porta. Contou que estivera em muitos países, vivera inusitadas experiências e pregara um retiro para o papa Paulo VI. Foram dias de muita fé e afeto. Mais tarde, soube que andara pelo Chile. Sempre em comunhão com os excluídos da sociedade.

 

Copyright 2020 – FREI BETTO – AOS NÃO ASSINANTES DOS ARTIGOS DO ESCRITOR - Favor não divulgar este artigo sem autorização do autor. Se desejar divulgá-los ou publicá-los em qualquer  meio de comunicação, eletrônico ou impresso, entre em contato para fazer uma assinatura anual. – MHGPAL – Agência Literária (mhgpal@gmail.com

 

 http://www.freibetto.org/>    twitter:@freibetto.

Você acaba de ler este artigo de Frei Betto e poderá receber todos os textos escritos por ele - em português e espanhol - mediante assinatura anual via mhgpal@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário