O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

sábado, 4 de julho de 2020

COVID 19 - QUADRAGÉSIMA SÉTIMA REFLEXÃO SHOPPING-CENTERS (2), A RESPOSTA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS


por Frei Aloísio Fragoso

     Em nossa última REFLEXÃO, deixamos uma pergunta no ar, com a intenção de provocar no leitor uma resposta verbal ou vivencial. Tratava-se de uma pergunta retórica, de uma estimulação. Nada mais gratificante para o autor deste tipo de sondagem do que receber uma resposta nada retórica, mas prática e testemunhal. Nestes termos, fui gratificado. Por isso gostaria de dar continuidade a este assunto, utilizando as reflexões que as minhas inspiraram a uma jovem leitora, que não só complementou, mas enriqueceu o texto original.

     Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Shopping-centers (ABRASCE), os jovens constituem a faixa etária que mais frequenta seus espaços e lojas, consequentemente, são eles os mais rentáveis e os mais assediados pelo marketing das empresas. Vejamos, pois, o que escreve uma leitora de 24 anos:

     "Muito obrigada, frei Aloísio, por esta REFLEXÃO, como sempre.

     Confesso que shopping não é um mal que me atinge, de modo que não me faz qualquer falta. Na verdade, nunca gostei de ir ao shopping, desde pequena. Mas (neste tempo de quarentena) me sinto sufocada e ansiosa por um ar livre o quanto antes.

   É triste ver a realidade que a crise de uma pandemia nos traz e as faces que são reveladas. Neste momento é que podemos de fato identificar as prioridades e a verdadeira identidade de alguns que estão no poder - podendo se revelar como "heróis" ou "canalhas". A economia priorizada em detrimento da vida, e por aí vai. As atrocidades são inúmeras e a política consegue roubar maior atenção do que as vidas perdidas, nesta crise da saúde tão catastrófica. Não temos sequer um Ministro da Saúde (fora todas as barbáries ocorridas neste governo).

     Sem entrar no mérito do que parece nos ter anestesiado, partilho contigo a alegria de, no fim de semana, mais precisamente, no sábado,  ter podido ir ao encontro dos irmãos de situação de rua, que ficam em volta da igreja da qual faço parte. A primeira expressão que pronunciei, de forma extremamente espontânea foi: "ai que saudade de gente!"

     Depois que saí, me dei conta de quanto ir ao encontro é o sentido de nossas vidas.

     No sábado pude reavivar a chama de sair de mim e ir ao encontro do outro (ou do Outro). Reencontrei Osvaldo e ele me contou que voltar para casa depois de ter saído não é fácil e que "é preciso ter peito" pra morar na rua. Ele partilhou vários episódios da sua realidade, da sua história, de onde veio e no que acreditava.

     No final, quando nos despedimos, ele não sossegou enquanto eu não apertasse a sua mão

(mesmo explicando do risco de pandemia para ele).

     Naquele dia, mais do que o aperto de mão, tive um aperto no coração, pensando em tantas vezes que Osvaldo não voltou para casa porque "não é fácil voltar para casa". Tantos outros na rua! Tantos encontros naquele dia e um único desejo de continuar indo ao Encontro.

     Tantas famílias! Tantas crianças!

     Enfim, frei, obrigada, por tentar plantar no coração das pessoas que leem suas reflexões a semente do Evangelho e resgatar a compaixão, o sofrer com, o comover-se até as entranhas, que sempre foi o movimento do nosso Deus em nossa direção, Deus que se rebaixa para nos dar de comer, que se comove, que se parte, como diz uma música de que gosto muito: "comungar é tornar-se um perigo, viemos pra incomodar".

     Talvez o shopping não seja o meu mal, talvez existam tantos outros de que não me dou conta. Ainda tenho muitos bens, como o jovem que saiu triste do encontro com Jesus.

     Que minha vida possa ser uma correspondência de que somente tenho a Ele e somente Ele é a minha herança nesta vida.

     Obrigada por me ajudar a recordar isto"

Daniella Régnier de Paula

FREI ALOÍSIO FRAGOSO é frade franciscano, coordenador da Tenda da Fé e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário