O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

COVID 19 - QUADRAGÉSIMA OITAVA REFLEXÃO SUCESSO E FRACASSO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS



Por Frei Aloísio Fragoso

     Talvez um dia, superada a tragédia do Coronavírus, nos perguntemos: quem fracassou e quem foi bem sucedido, no confronto com esta pandemia? Fracassaram os que se tornaram suas vítimas fatais? Tiveram êxito os que sobreviveram a ela?

     Seria míope a visão de quem afirmasse  que a morte constitui necessariamente um fracasso, e continuar existindo é por si mesmo uma vitória. Quantos partiram deixando um legado imortal! E quantos  ficaram e se arrastam como cadáveres insepultos!

     Nestes dias tivemos oportunidade de escutar, numa live, um impressionante depoimento do Pe. Lancellotti. Entre outras coisas, ele disse o seguinte: "quando uma jornalista me perguntou qual era minha perspectiva para o futuro, lhe respondi: "é a do fracasso. Me sentirei um fracassado." E, a seguir, lembrou outro depoimento do célebre antropólogo e educador brasileiro, Darcy Ribeiro: "sou um homem de Causas. Vivi pregando, lutando como um cruzado, pelas Causas que comovem: a salvação dos índios, a escolarização das crianças. Na verdade, somei mais fracassos que vitórias, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado do lado dos que venceram, nestas batalhas".

     À luz destas palavras, é fácil entender os motivos do Pe. Lancellotti preferir ser contado entre os perdedores. Mais fácil ainda identificar quem são, onde andam e o que pensam os que hoje posam de vitoriosos. Suas poses parecem cenas de um circo, artimanhas do palhaço: quanto mais risadas da platéia, mais sucesso do palhaço. Gargalhemos!

     Em outras áreas culturais e religiosas, que não a nossa, outras grandes figuras humanas testemunham estas verdades. Uma delas é o santo libertador da Índia, Mahatma Gandhi. Sua pregação de desobediência civil contra a Inglaterra provocou violência e muitas mortes. Então ele deixou o campo de luta e entregou-se a um jejum absoluto. "Perdi as forças para me fazer ouvir pelo povo, disse ele. Golpeado e desamparado, volto-me para Deus, o único que poderá me atender. Estou convencido de que um dia Deus perguntará apenas quem somos e o que fizemos, e não ligará para outros nomes que acrescentamos ao nosso ser e ao nosso agir."

     Depois de 21 dias de jejum, até quase o desfalecimento total, os chefes dissidentes fizeram um acordo de paz.

     Os poetas também são mestres em expressar estes sentimentos profundos. Um dos maiores poetas dos Estados Unidos, What Whitman, escreve: "Já viu alguém dizer que foi bom ganhar o dia? Pois digo que também é bom cair. Batalhas são perdidas com o mesmo espírito com que são vencidas. Viva todos os heróis derrotados, os inumeráveis heróis desconhecidos que se equivalem aos mais conhecidos heróis! Tenho encontro marcado com eles!"

     Nenhum testemunho, contudo, se compara ao de Jesus de Nazaré. Vista pelos critérios meramente humanos, sua existência terrena foi um total fracasso. Três anos apenas de vida pública, entre Belém e o Calvário. Primeiro ano: acolhida jubilosa, gratidão e acolhimento popular: "ninguém jamais falou como ele fala!" "Verdadeiramente Deus visitou o seu povo!"

     Segundo ano: primeiros sinais de contradição. O povo percebe que Jesus interpela também suas tradições, suas preferências, suas consciências. "Quem quiser seguir-me, renuncie a si mesmo, tome sua Cruz e me acompanhe". "Este povo me louva com os lábios, mas o seu coração está bem distante de mim, pois se não vêem milagres, não acreditam". A multidão se divide: "ninguém pode fazer o que ele faz, se não vier de Deus", diziam uns. "Mas ele se mistura com os pecadores públicos e come em casa deles", rebatem outros.

     Terceiro ano: cresce a assédio de seus adversários. Tentam jogá-lo contra o povo: "é por poder de Belzebu que ele opera milagres". Seus discípulos começam a distanciar-se. Pedro se acovarda: "nem conheço este homem!".

     Enfim a sentença condenatória: "é preciso que ele morra para que se salve a nação". A tortura interior: "Pai, afasta de mim este cálice". E a solidão do Calvário: "Meu Deus, por que me abandonaste"?

     Contudo, sabemos o que resultou deste "fracasso", quando a semente do Evangelho começou a fermentar no vasto campo do Império Romano, e de todos os Impérios, até os nossos dias.

     Aplicadas estas idéias à luta contra o coronavirus, voltamos à pergunta inicial: quem será contado entre os fracassados ou entre os vitoriosos? Decerto estes últimos não precisam de publicidade ostensiva, pois brilham com luz própria e são reconhecidos pelo seu valor e não por suas aparências.

     Serão os que sustentaram com amor e paciência a unidade dos grupos familiares no isolamento da quarentena. Os que combateram, com as armas da Fé, o pessimismo, a insensibilidade, a desesperança. Os que barraram os planos das elites egocêntricas, querendo reocupar suas fábricas para produzir bens à custa de vidas. Os que, anonimamente, se dedicaram dia e noite à descoberta da tão almejada vacina. Serão especialmente os que sacrificaram sua segurança e mesmo suas vidas a fim de curar outras angústias e salvar outras vidas. E também os que aproveitaram o tempo de sobra para sonhar e planejar novas ações para o futuro.

     Não conhecemos seus nomes nem seus endereços. Pouco importa. São eles os Vencedores. São eles que nos restituem a confiança na dignidade humana. Que se erga em sua memória um monumento único, com a seguinte legenda em seu pedestal:

     "Desistir, já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério. É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas; mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros; mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça" (Cora Coralina).

Amém.

FREI ALOÍSIO FRAGOSO é frade franciscano, coordenador da Tenda da Fé e escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário