O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

sábado, 26 de junho de 2021

PARABÉNS A ELES

Prof Martinho Condini

 


Uma parcela significativa de brasileiros e brasileiras: operários, camponeses, comerciantes, industriais, banqueiros, prestadores de serviços, aposentados, religiosos, fiéis cristãos católicos e evangélicos, policiais, militares, universitários e professores; prestaram um eficiente desserviço à nação ao elegerem a “coisa”, o verme acéfalo, o negacionista e o genocida para comandar o nosso país.

 

Parabéns a eles.

 

Começo a desconfiar que o conhecimento deles sobre a história do Brasil deva ser muito rasteiro ou míope, no mínimo. Pois elegeram uma “coisa” que afirma ser admirador do Cel. Carlos Brilhante Ustra, que dispensa qualquer comentário. Poxa, no mínimo isso me causa estranheza e desconfiança.

 

Será que aqueles que elegeram a “coisa” se esqueceram de ir atrás da sua história? Por exemplo, quantos projetos de lei a “coisa” apresentou como parlamentar? Quantos desses projetos foram aprovados durante as três décadas que ele esteve como parlamentar no congresso nacional? Ou foram procurar saber quais são as matrizes ideológicas que o formaram?

 

Pois é, aqueles que elegeram a “coisa” devem estar orgulhosos e falando para seus filhos, esposa e amigos (se é que estão vivos), que esses mais de meio milhão de mortos pela pandemia são frutos do trabalho  exemplar daquela “coisa” que ajudaram a eleger.

 

Parabéns a eles mais uma vez.

   

Também devem estar satisfeitos que a corrupção foi extinta e o Brasil decola  para se tornar uma das maiores potências do planeta em 2022, não é mesmo?

 

O Brasil não merecia estar passando por uma das maiores crises de sua história, no âmbito ambiental, humanitário, sanitário, econômico, social e político. Mas graças a eles que elegeram essa “coisa”, vivemos essa tragédia. Parabéns a eles mais uma vez.

 

Todas as atitudes e pronunciamentos dessa “coisa” não me surpreendem em nada, pois era sabido que desta “coisa” não poderíamos esperar mais nada do que estamos vivenciando.

Em relação àqueles que elegeram a “coisa” o meu sentimento é uma mistura de pena, escárnio e asco. Pelo simples fato que nosso povo e nosso país não precisariam estar passando por essa situação tão sombria, medonha e tenebrosa.

 

Mesmo assim, muitos daqueles que o elegeram querem manter o “mito” no poder. Me desculpem, mas o entendimento de “mito” por parte daqueles  que o elegeram, também denominados  “gado”, é praticamente inexistente.

 

Quero acreditar que aqueles que elegeram essa “coisa” consigam perceber o quanto o nosso país retrocedeu nesses últimos três anos e reflitam diante dos fatos. As perdas propiciadas pela “coisa” são irreparáveis e jamais recuperadas. Por isso, mais uma vez parabéns a eles.

 

Mas quero acreditar que muito em breve a sociedade irá acordar desse pesadelo e  vamos  reconstruir essa nação pelas mãos de cidadãos e cidadãs que acreditam na democracia e na liberdade como princípios fundantes para a construção de uma nação soberana, digna e justa para todos. 

 

   O Prof. Martinho Condini é historiador, mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros 'Dom Helder Camara um modelo de esperança', 'Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo', 'Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire' e o DVD ' Educar como Prática da Liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire. Pela Pablo Editorial publicou o livro 'Monsenhor Helder Camara um ejemplo de esperanza'. Contato profcondini@gmail.com      

2 comentários: