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segunda-feira, 2 de maio de 2016

O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Por Maria Clara Lucchetti Bingemer



Talvez um dos pontos mais positivos da exortação pós-sinodal “Amoris Laetitia” seja o fato de, diferente de outros documentos, nele aparece a Igreja não apenas apontando os erros alheios, mas também reconhecendo os próprios.  Esse tom de humildade e autocrítica é de uma beleza ímpar e muito mais atraente do que discursos acusadores que antes tiveram lugar.  É isso que vamos perceber no documento quando este fala do sacramento do matrimônio.

Em nenhum momento o texto da exortação diminui, minimiza ou nivela por baixo a vocação grande e bela de duas pessoas que desejam se unir por causa do amor que experimentam mutuamente.  Trata-se de uma vocação que perpassa toda a história do povo de Deus, desde o Antigo Testamento.  Se olhamos para a caminhada do antigo Israel, vemos que a família é o modo corrente e excelente pelo qual o povo eleito se organiza.  As pessoas são vistas dentro do escopo de relações familiares:  são filhos de alguém, sabem o que Deus disse e fez pelo povo porque seus pais lhes contaram, e sobretudo, simbolizam sua origem em um casal, um primeiro casal: Adão, feito da terra e Eva, a mãe dos viventes.

Depois disso são constantes as referências a Abraão, que se casou com Sara; a Isaac, que conheceu sua mulher Rebeca dentro da tenda; a Jacó, que trabalhou sete anos nas terras de Labão por amor a Raquel, que desejava como sua esposa.  No Novo Testamento, as genealogias dão início à história de Jesus, o Messias, que sendo filho de José e Maria era da casa de David (ou seja, da família) e como tal era reconhecido. 

Assim, a Igreja se preocupa com as circunstâncias que perpassam o mundo atual, temendo pela seriedade do matrimônio.  Ao analisar a realidade, o Papa, que assina a exortação resultante do recente Sínodo, ressalta todos os elementos que hoje ameaçam o matrimônio e a família: a “cultura do provisório” - que instaura uma impressionante rapidez no movimento com que as pessoas passam de uma relação afetiva para outra -, em sintonia com outros pensadores contemporâneos, como Zygmunt Bauman, denuncia os amores líquidos que se fazem e se desfazem com um simples clique do mouse do computador.   Adverte igualmente para “o medo que desperta a perspectiva de um compromisso permanente”; a falta de gratuidade das relações “que medem custos e benefícios e se mantêm apenas se forem um meio para remediar a solidão, ter proteção ou receber algum serviço”.

A reificacao do outro, transformando-o em coisa, em objeto com fins utilitários, leva a encarar a união como a posse de um objeto, do qual se usa enquanto serve, satisfaz, excita.  E quando baixa o nível de excitação, que é como uma droga sem a qual não se pode viver, descarta-se a pessoa reificada, que passou a ser um estorvo.  E parte-se para novas aventuras. Usar e jogar fora, gastar e rasgar quando ficou velho, sugar e espremer enquanto dá suco, depois jogar o bagaço fora. 

 Se é bela a imagem de um jovem casal trocando alianças e comprometendo-se em um amor para toda a vida, creio que mais belo ainda é ver um casal de idosos andando de braço dado, um apoiando e ajudando o outro(a), o(a) outro(a) sempre atento(a) às necessidades e desejos do companheiro(a) e vendo como pode supri-las. A “Amoris Laetitia” chama a atenção para esta realidade.  Convida a ela.  Convoca a sua experiência e prática.

         Porém, não para aí.  Reconhece humilde e realisticamente que muito das dificuldades que hoje enfrentam as novas gerações para entrar no compromisso do matrimônio se deve, em parte, a uma pastoral matrimonial não adequada aos nossos tempos.  O Papa afirma que devemos “reconhecer que, às vezes, a nossa maneira de apresentar as convicções cristãs e a forma como tratamos as pessoas ajudaram a provocar aquilo de que hoje nós lamentamos, e nos convém uma salutar reação de autocrítica.”        
    
      Refere-se o Pontífice a uma visão do matrimônio e da vida conjugal muito marcada por uma concepção sacrificial e dolorista que não permitiu que a beleza do amor, do gozo, do prazer e da alegria encontrasse seu lugar no proscênio eclesial.

      “... Muitas vezes – diz o texto -  apresentamos de tal maneira o matrimônio que o seu fim unitivo, o convite a crescer no amor e o ideal de ajuda mútua ficaram ofuscados por uma ênfase quase exclusiva no dever da procriação.” E segue: “ Outras vezes, apresentamos um ideal teológico do matrimônio demasiado abstrato, construído quase artificialmente, distante da situação concreta e das possibilidades efetivas das famílias tais como são. Esta excessiva idealização, sobretudo quando não despertamos a confiança na graça, impediu que o matrimônio fosse mais desejável e atraente; muito ao contrário. ”

            Que transparência e quanta verdade!  Só nos resta agradecer aos padres sinodais e a Sua Santidade Francisco pela simplicidade com que reconhecem suas falhas.  Ai já está meio caminho andado para corrigi-las.  Seguramente este tom de humildade, de contrição mesmo, ajudará muitíssimo a que o matrimonio volte a ser um ideal primeiro na vida das jovens gerações que buscam a felicidade e o amor de coração sincero.

Maria Clara Lucchetti Bingemer é professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio. A teóloga é autora de “Simone Weil – Testemunha da paixão e da compaixão" (Edusc) 

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