O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Papa Jogou a toalha



Por JURACY ANDRADE

Há um mês, a renúncia do papa Ratzinger e a eleição de seu sucessor constituem tema obssessivo da imprensa ocidental. Foi de fato uma surpresa a abdicação de Bento 16. Ele teve tanta gana para ocupar o indevidamente chamado trono de Pedro (São Pedro nunca teve trono, era um pescador simples do Mar da Galileia e não pretendia ser chefe absoluto das comunidades cristãs espalhadas pelo Oriente Médio e o mundo greco-romano) e, de repente, joga a toalha. Ele, após a morte do papa Wojtyla, ocupou todos os espaços disponíveis, proibiu que cardeais dessem entrevistas e, no conclave, sua escolha foi tão rápida que, para alguns críticos, não deu tempo nem de o Espírito Santo, que supostamente inspira a escolha dos bispos de Roma, chegar e agir. De repente, larga tudo.
     O motivo dessa virada está sendo buscado no acúmulo incessante de escândalos envolvendo clérigos que são obrigados a um celibato forçado, mas se acham no direito de abusar sexualmente de menores enquanto, para todos os efeitos, estão devidamente enquadrados nas exigências do direito canônico, que, ao longo dos séculos, tomou o lugar do Evangelho. E buscado também na impossibilidade de, mesmo com toda a sua energia germânica, ele conseguir tourear a dissidência da Cúria Romana, aquela mais visível encarnada pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano. Dois livros do jornalista Gianluigi Nuzzi, que eu comentei no jornal virtual O Porta-Voz (rejane.edite@gmail.com), trazem uma vasta a arrasadora documentação sobre segredos nunca antes revelados do império papal, inclusive provas da especialização do IOR (Banco do Vaticano) em lavagem de dinheiro do crime organizado. Trata-se de Sua Santità  - le carte segrete di Benedettto XVI e Vaticano SpA (SpA = sociedade anônima).
Quem ainda acredita que a renovação da Igreja Católica Romana, sua volta aos Atos dos Apóstolos, se dará por iniciativa de algum papa pode apostar na escolha de um homem de Deus para o papado, uma figura como João 23 ou João Paulo 1º, e rezar fervorosamente para que, antes de ser eliminado, ele consiga desmantelar a Cúria Romana.

PS – Saiu a segunda edição de Direita Volver – O golpe de 1964 em Pernambuco, trabalha de fôlego do professor Fernando Coelho, com ampla documentação sobre os reais objetivos dos golpistas. Além dessa reedição, o atualmente coordenador da Comissão da Verdade de Pernambuco lançou um trabalho de memórias em dois volumes, sob o título Tempo de faculdade e outros tempos. Vale a pena conferir. Como deputado federal e presidente da OAB-PE, Fernando Coelho, junto com tantos outros resistentes, como o recém-falecido Fernando Lyra, lutou pela volta da democracia, sem medo de careta.

Juracy Andrade é jornalista
"Este artigo saiu originalmente no Jornal do Commercio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário