O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

sábado, 5 de janeiro de 2013

CINEMANIA

O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA
Título Original
THE HOBBIT: AN UNEXPECTED JOURNEY

Dirigido por
Peter Jackson
ELENCO
Martin FreemanIan McKellen and Richard Armitage

Começando o texto com uma breve sinopse, o Hobbit conta a história que antecede o Senhor dos Anéis. Como Bilbo Bagings, um pacato hobbit do condado, apreciador da boa comida e do descanso, se envolve com o mago Gandalf e os 13 anões em busca de um tesouro que lhes é de direito e foi tomado pelo dragão Smaug e como ele achou o Anel.


   Como boa fã de Tolkien, a expectativa pela estreia do Hobbit foi tão grande quanto a do Senhor dos Aneis. E como boa fã de Tolkien a decepçao foi ainda maior. Explico. Quando falamos de adaptaçao de um livro para o cinema temos que considerar vários fatores. O primeiro deles é a linguagem.  Não se pode fazer um filme com o mesmo nivel de detalhes que se escreve um livro.    
   Afinal há um limite de tempo. A segunda é a questao visual. E tem mais várias outras. Mas eu acho que existe um limite pra um diretor/roterista mexerem e mudarem a historia original. Que em O Senhor dos Aneis eles quisessem dar uma enfase maior ao papel de Liv Tyler, já que ela é uma atriz carissima e a personagem nao faz NADA o filme todo... eu entendo. Que eles cortassem algumas parte IMPORTANTES por falta de tempo e mudassem outras pra explicar as partes que eles cortaram... eu entendo. O que eu nao entendo é voce fazer 3 filmes baseados em um livro de 1080 paginas (a versao que tenho em ingles aqui em casa, volume unico) e fazer 3 filmes de quase 3 horas em um filme baseado em um livro de 340 paginas. Isso eu nao entendo. Isso pra mim é extorsao. É encher linguiça, inventar cenas que nao existem só pra poder lucrar 3 vezes mais. 

     Se em o Senhor dos Aneis Peter Jackson cortou personagens, em o Hobbit ele inventou uns que nunca existiram pra dar mais pano pras mangas. Eu acho isso falta de respeito com o publico.

Mas deixando essa parte mercenaria de lado, ele é um bom filme.     
    Tecnicamente falando é um filme super bem feito, com belissima fotografia, excelentes efeitos visuais, bem dirigido, bem editado. É divertido, é tenso, é frenético em algumas partes. Poderia ter uma meia a hora a menos, já que PJ nos fará voltar mais duas vezes ao cinema pra ver o filme todo. Mas, no fim das contas é um filme que vale a pena ver, se você gosta do gênero fantasia ou se gostou dos Senhor dos anéis. Se você é um grande fã dos livros, vá com a mente aberta e um coração amolecido.

Rossana Menezes é fotógrafa, jornalista e designer , residindo, atualmente, no Canadá. Clique no nome para ver outros trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário