O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

sábado, 5 de janeiro de 2013

DICAS LITERÁRIAS


TOM JOBIM - HISTÓRIA DE CANÇÕES
WAGNER HOMEM, Luiz Roberto Oliveira

     Lançado em dezembro, o livro TOM JOBIM-HISTÓRIA DE CANÇÕES, de Luiz Roberto de Oliveira e Wagner Homem , mesmo autor de História de Canções de Chico Buarque e de Toquinho. Tom Jobim que é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores compositores do Brasil, ou, como diz Chico Buarue "o maestro soberano", deixou um acervo de músicas fantásticas, cujas principais história iremos conhecer através deste mergulho na obra de Jobim.

     Fruto da parceria do jornalista Wagner Homem e de Luiz Roberto Oliveira – músico e responsável pelo site Clube do Tom –, a obra destrincha as histórias por trás das canções de Tom Jobim: suas parcerias, suas composições e seu legado para a música popular brasileira. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu no bairro da Tijuca, em 1927.

     Um filho do Rio de Janeiro que jamais deixou a cidade sair de seu coração. Poderia ter sido arquiteto, mas a paixão pelo piano mudou o rumo de sua vida e consequentemente a história da MPB. “Histórias de canções – Tom Jobim” mergulha nas histórias que marcaram e moldaram as letras das composições de Tom, narra sua trajetória e as grandes parcerias, dentre elas a que mais marcou nossa música, a com Vinicius de Moraes.

     A união do poeta e do gênio resultou em verdadeiros hinos da brasilidade e declarações de amor ao Rio de Janeiro que marcaram gerações. Os autores contam, por exemplo, que originalmente a canção “Garota de Ipanema” foi composta para um musical de Vinicius que se chamaria Blimp e que ao contrário do que se pode pensar a canção brasileira mais executada no mundo não enriqueceu os compositores. Para “Corcovado”, a inspiração de Tom teria sido a vista de seu apartamento, na Rua Nascimento Silva, 107.

    O bar Veloso, que ele preferia chamar de Tom bar, foi cenário de mais uma grande história: foi no telefone deste bar que o próprio Sinatra ligou para Tom, e devido a esta ligação que nasceu o disco que elevaria o músico em definitivo para o âmbito mundial. Grandes amores, belas mulheres, as paisagens de tirar o fôlego, a amizade e principalmente a música foram frutos para as composições de Tom Jobim – maestro, pianista, compositor, cantor, arranjador, mas, acima de tudo, brasileiro. “Da janela vê-se o Corcovado O    Redentor, que lindo! Quero a vida sempre assim Com você perto de mim Até o apagar da velha chama E eu que era triste Descrente deste mundo Ao encontrar você eu conheci O que é felicidade Meu amor” .
Agora é só conferir.

O QUE HÁ DE NOVO?

VISITE O SITE DE PATRÍCIA TENÓRIO

www.patriciatenorio.com.br

Participe! Envie seus textos, poesias, notícias.

Novidades recentes em :
Novidades recentes em www.patriciatenorio.com.br

Índex* - Dezembro, 2012
Quando conhecemos a nossa alma, tornamo-nos simples como crianças, tal como Cristo ensinou que deveríamos ser. (De Profundis, Oscar Wilde) É tempo para uma nova vida, uma vida plural na Arte, nas possibilidades de ser e de recomeçar no Índex do blog de Patricia Tenório. “Ícaro” fala e Patricia Tenório agradece. (...)

"Ícaro" fala...*
“Um herói. Precisa de coragem ou de loucura para ser um herói?” “Encontra-se o amor ou ele nos encontra? (...)

Um conto e um poema - Patricia Tenório*
Maria-Maria 30/11/12 Era uma antiga pedreira, o lugar onde Maria resolveu levar Joana para fazer uma trilha. O voo dos passarinhos, não se ouvia lá, porque as folhas secas das árvores se quebravam, se partiam, os ouvidos atentos às folhas, atentos ao próprio coração. Maria começou a namorar Joana fazia pouco tempo. (...)

Textos de Elilson Duarte - V Janela Internacional de Cinema do Recife
Internacional 1: Vamos à luta** 15/11/2012 05:43 por Elilson Duarte* Luta, polissêmica** Luta sf. 1. Combate corpo a corpo, sem armas, entre dois atletas. 2. Qualquer combate corpo a corpo. 3. Peleja; guerra. 4. Antagonismo entre forças contrárias; conflito. 5. Esforço. (...)

Poemas de Clauder Arcanjo*
Flor de sal Na raiz, solidão dos abandonos, A semente de pés crestados: Pelo sol, pelo mar, pela avareza dos homens. No caule, pesponto dos suores, A brancura azul das marés vazantes. No cume, a augusta flor do sal, Prisma indecifrável, exéquias das areias brancas. (...)

Observando estrelas | Bernadete Bruto*
Não entendo de Astronomia somente de sonhos me alimento Encontro a utopia olhando o firmamento naquela estrela lá no alto (apenas uma centelha) brilhando tão forte! Aí, por aqui, penso (ou imagino) que terei mais sorte! (...)

Misto Códice* | Paulo de Tarso Correia de Melo**
Invocação Permite que se adornem e como águias e tigres os guerreiros se portem. Concede-lhes que desfrutem, a fio de cristal, a doçura da morte, que dêem regozijo em seu coração ao punhal do sacrifício e a morte florida, mariposa de obsidiana, desejem e cobicem. (...)

Poèmes* d'Ursula Koziol** | Traduit du polonais par Isabelle Macor-Filarska et Agata Kozak
Au lieu d´um poème (II). (...)

Concurso & Concorso
MOSTRE SEU TALENTO. (...)


PatriciaTenório.com.br | Facebook | @TenorioPatricia

Nenhum comentário:

Postar um comentário