Por Marcelo
Barros
Nesses dias, em todo o Brasil,
principalmente no Nordeste, tanto na região rural, como nas cidades, o povo
vive as festas juninas. Pessoas que no dia a dia não se articulam nem se organizam comunitariamente, nessa época do
ano, se unem para dançar quadrilhas e dramatizações populares.
A tradição liga essas festas a Santo
Antônio, São João e São Pedro, mesmo se, em muitos lugares, há muito, os
festejos são mais culturais e não religiosos. No Brasil, correspondem às festas
de Inti Rami, celebração do sol que renasce, data do solstício do inverno, correspondente
ao ano novo no hemisfério sul, comum em vários países andinos. Na maioria das
culturas, a comemoração da mudança de ano se faz através de ritos que sinalizam
a busca de renovação da vida.
A chegada de um novo ano agrícola ou civil
nos convida a retomar o espírito de
criança que existe em todo ser humano. Tanto nos Andes, como nas festas juninas
brasileiras, as pessoas se vestem de modo engraçado, voltam a brincar como
quando eram jovens e se acendem fogueiras para iluminar o novo tempo. De
mandioca ou de milho, alguns povos indígenas fazem uma bebida fermentada que,
segundo antigas tradições, despertam nas pessoas os seus sonhos mais profundos.
Sonhar não quer dizer delirar ou fantasiar.
Segundo C. G. Jung, “o sonho é um processo orientado para uma finalidade” A
utopia pode deixar de significar o irreal e indicar a realização dos sonhos que
a esperança e a união da gente tornam possíveis.
Sêneca, filósofo latino do primeiro
século, dizia que “o vento sopra na direção daqueles que sabem em que direção
andar”. Ninguém de nós acredita que apenas a consciência possa fazer mudar os
ventos da história. Entretanto, quem sabe o que quer descobre como aproveitar o
vento favorável. A sociedade que pensa o seu futuro se coloca em uma situação
de melhor encontrar os meios para construí-lo adequadamente.
O pastor norte-americano Martin Luther
King foi assassinado porque sonhou. O seu discurso “I have a dream” (Eu tive um
sonho) desencadeou um movimento imenso de mudança social. Quando se rouba a
possibilidade de sonhar, o econômico se reduz ao mercantil. A felicidade se
reduz ao consumo. O cultural é restrito ao tecnológico, o social não tem vez e
não há futuro possível.
“Só quem crê no futuro, planta árvores”
diz um provérbio popular. Atualmente vigora em vários países da América Latina
um processo social e político novo que chamamos de bolivarianismo. Fundamentado
na radicalização de uma verdadeira democracia social, baseado no diálogo com as
culturas ancestrais de nossos povos e na prioridade da educação aberta a todos
os cidadãos, esse projeto teve de ser muito sonhado e desejado para se colocar
em construção. A integração dos continentes em uma sociedade civil
internacional, a superação da injustiça estrutural que ainda assola o mundo,
assim como a possibilidade de uma humanidade em maior comunhão com a natureza
são projetos que precisam ser desejados e sonhados, para que possam mobilizar
as nossas energias e nossos esforços. Em um cárcere nazista, já consciente do
dia de sua morte, Etty Hillesun, jovem judia de 28 anos, escrevia em seu
diário: “Não posso deixar que roubem de mim a riqueza que me resta: o meu sonho
é sempre poder sonhar”.
O sonho alimenta não a esperança passiva
de quem cruza os braços à espera do futuro, mas a energia confiante de quem
precisa acreditar no futuro para torná-lo presente. É importante que nossas
festas juninas signifiquem não apenas um saudosismo da antiga roça que não
existe mais, nem apenas brincadeiras que caricaturam a figura do caipira e sim
esse ensaio de uma sociedade unida, alegre e disposta a sonhar e a lutar por
seus sonhos. Então, sim o impossível se torna possível e o amanhã começa hoje.
Marcelo
Barros é monge beneditino e peregrino de Deus.
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