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quarta-feira, 2 de setembro de 2015

UM VERDADEIRO SANTO PRECISA SER OFICIALIZADO COM A CANONIZAÇÃO?



por  Juracy Andrade


Desde o dia 16 está no ar o Blog do Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC) que pode ser acessado via www.institutodomhelder.blogspot.com.br, criado e tocado pela editora deste O Porta-Voz, a jornalista Rejane Menezes.

No último número que recebi do Jornal Igreja Nova, é levantada uma questão bem pertinente sobre beatificação, canonização. Diz-se ali que bispos, teólogos, leigos afirmam que dom Helder não gostaria dessa iniciativa de fazê-lo oficialmente santo canonizando-o.

Também acho que essa oficialização não faz sentido, pois santo é santo e pronto, aquele cristão que seguiu fielmente o Evangelho, testemunhando a fé em Jesus Cristo e sua pregação, amando o próximo e vivendo a esperança da ressurreição. A canonização nasceu na Idade Média. Os grandes santos mais antigos, como os Patres Ecclesiae (Padres da Igreja), gregos e latinos, não precisaram da oficialização de sua condição de santos. À medida, porém, que a Igreja Católica Romana e o papado foram acrescentando e enrijecendo seus preceitos e privilégios, esnobando solenemente as demais igrejas fundadas pelos apóstolos e seus sucessores, a, digamos, oficialização da condição de santo também foi sendo assumida e centralizada pelos papas, através da canonização. Igrejas ortodoxas orientais também usam a canonização.

Pode-se imaginar que os papas e os cardeais que os cercam passaram a utilizar essa abusiva oficialização para ignorar os que não lhes agradavam e favorecer seus preferidos. Lembro que, pouco após a 2ª Guerra Mundial, Pio 12 canonizou às pressas uma garota, Maria Goretti, que tinha sido morta ao resistir a um estupro, algo infelizmente muito comum. Na briga pessoal do papa Pacelli contra o comunismo (a Itália tinha um Partido Comunista forte e aguerrido), que o levou a proteger nazistas e fascistas (um mal menor, para ele) livrando-os de julgamentos e dando-lhes passaportes para a América do Sul, ele precisava mostrar ao mundo que uma menina católica, não comunista, sabia resistir heroicamente a abusos sexuais.

Mas isso não é nada em comparação às canonizações do papa polonês, João Paulo 2º, que incluem um pedófilo mexicano e o fundador do Opus Dei, uma organização secreta pseudorreligiosa, entre outras escolhas duvidosas.

Na mesma edição a que me refiro do Jornal Igreja Nova, tem um artigo do monge Marcelo Barros onde ele lembra que Padre José Comblin observava que os processos de canonização foram se tornando, muitas vezes, instrumentos de manifestação do poder eclesiástico. Tanto que, na lista dos santos oficializados, temos os que pregaram as famigeradas Cruzadas, ensaio geral do colonialismo, papas que guerrearam por seu poder político, reis e rainhas que fizeram guerras, cardeais que presidiram a Inquisição e condenaram ao suplício da fogueira irmãos que eles enxergavam como hereges etc., etc.


Concluindo. Em 1971, em plena ditadura, com o golpe dentro do golpe do AI-5, dom Pedro Casaldaliga escreveu a carta pastoral “Uma igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social” e, em 1975, promoveu um encontro de bispos em Goiânia, quando foi criada a Comissão Pastoral da Terra, que vem fazendo um magnífico trabalho. Mesmo com uma CNBB manietada por um pontificado reacionário como o do papa Wojtyla, a comissão prosseguiu sua obra em prol dos sem terra, dos marginalizados e hoje tem as bênçãos de Francisco de Roma, uma papa que veio do fim do mundo (como ele mesmo diz) para, como Francisco de Assis, consertar a Igreja.

Juracy Andrade é jornalista com formação em filosofia e teologia

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