por Frei Betto
A
presidente Dilma recebeu, a 26/11, uma delegação do Grupo Emaús: Leonardo Boff,
Márcia Miranda, Maria Helena Arrochellas, Luiz Carlos Susin, Rosileny Schwantes
e eu. Entregamos a ela a carta “O Brasil que queremos”, com críticas e
sugestões ao governo. E insistimos no diálogo com os movimentos sociais.
O
Grupo Emaús existe há 40 anos. O nome deriva do episódio evangélico (Lucas 24,
13-35), no qual Jesus ressuscitado, a caminho do povoado chamado Emaús,
encontra dois discípulos abatidos por ele ter sido crucificado sem que suas
promessas se cumprissem.
Sem se darem conta de que estão acompanhados pelo próprio Jesus, ouvem o que
este diz e, enfim, abrem os olhos da fé e, no jantar em Emaús, reconhecem, ao
partilharem o pão, a presença viva daquele que fora crucificado.
A
ideia do grupo nasceu de frades dominicanos encarcerados sob a ditadura. A
teologia da libertação despontava na América Latina. Leonardo Boff havia
lançado, em 1972, no Brasil, seu “Jesus Cristo libertador”, e Gustavo Gutiérrez,
no Peru, “Teologia da Libertação” (1971), dedicado ao padre Henrique Pereira
Neto, assessor de Dom Helder Camara, assassinado no Recife pela ditadura.
Nossa proposta era aglutinar teólogos e assessores de Comunidades Eclesiais de
Base em um grupo capaz de dar consistência metodológica à teologia da
libertação (que encara a fé pela ótica dos pobres) e criar ferramentas para
difundi-la. Sociólogos(as), educadores(as), filósofos(as) e militantes de
pastorais populares se incorporaram ao grupo.
Somos, hoje, cerca de 40 participantes, entre católicos e protestantes.
Reservamos dois fins de semana do ano para nos encontrar. Então, relatamos
nossas atividades pessoais, analisamos as conjunturas política e eclesial,
debatemos um tema previamente escolhido, oramos e promovemos uma celebração
litúrgica no domingo.
Nesses 40 anos, o Grupo Emaús produziu frutos consistentes: assessorias às
Comunidades Eclesiais de Base e a seus encontros nacionais, denominados
intereclesiais; curso anual de atualização teológica para bispos da América
Latina; criação do Movimento Fé e Política, do CESEEP (Centro Ecumênico de
Serviço à Evangelização e Educação Popular), e do CEBI (Centro de Estudos
Bíblicos), do Curso de Verão (em várias capitais, destinados a militantes de
pastorais populares); edição da coleção “Teologia da Libertação”, pela editora
Vozes; assessoria às Campanhas da Fraternidade, promovidas anualmente pela CNBB
e o CONIC; realização, em maio deste ano, do I Encontro de Espiritualidade para
Jovens etc.
Somos um grupo apartidário e ecumênico, aberto ao diálogo com outras
denominações religiosas. O que nos une é a fé cristã, o serviço à fé dos mais
pobres e o amor à Igreja.
Temos opiniões políticas distintas, razão pela qual nem todos assinaram a carta
à Dilma. Porém, não somos uma “academia teológica”, e todos mantemos vínculos
com as comunidades cristãs populares e os movimentos sociais.
Entre nós há quem trabalha com catadores de material reciclável,
comunidades de favelas, jovens, direitos humanos, proteção ambiental, grupos de
oração, grupos de estudos bíblicos e assessorias internacionais em âmbito
pastoral, ecumênico, e de diálogo entre fé e ciência, religião e Estado.
Convidamos, às nossas reuniões, amigos que, eventualmente, possam participar de
uma reflexão específica. Assim, já estiveram conosco Luis Dulci, Gilberto
Carvalho, Boaventura de Sousa Santos, Michael Lowy e outros. O mais recente
convite foi à presidente Dilma.
Frei Betto é escritor, autor de “Oito vias para ser
feliz” (Planeta), entre outros livros.
http://www.freibetto.org/>
twitter:@freibetto.
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