O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal no Eremitério nas montanhas de Greccio em 1223



Por Eduardo Hoornaert


São Francisco foi quem inventou o presépio como conhecemos. Ele pensou:  Quero representar o menino nascido em Belém com todos os desconfortos de uma manjedoura deitado sobre as palhas entre um boi e um asno. Quero que os camponeses pobres saibam que Ele é um deles e não como era representado nas igrejas da época cercado de ouro ou crucificado.


Pediu a uma camponesa que levasse seu filho recém-nascido, arrumou em uma gruta a manjedoura, conseguiu um boi e um jumento.  


Tudo preparado correu a noticia pela região de Greccio uma cidadezinha das montanhas italianas.  À noite foram chegando muitos frades, padres, homens e mulheres moradores das redondezas todos alegres trazendo velas e archotes para iluminar a noite que se acendeu como  uma estrela que iluminou todos os dias e tempos desde então.


Os frades cantaram músicas alegres, depois foi dada a eucaristia. Francisco ficou feliz e profundamente comovido.


Não seria mais necessário ir a Belém pois ela estaria, a partir de então,  em todos os lugares e corações.


Esta foi a segunda ressurreição de Jesus. Não ensanguentado e crucificado, mas na forma de um belo recém-nascido com toda esperança que as crianças trazem ao mundo.
    
Eduardo Hoornaert foi professor catedrático de História da Igreja. É membro fundador da Comissão de Estudos da História da Igreja na América Latina (CEHILA). Atualmente está estudando a formação do cristianismo nas suas origens, especificamente os dois primeiros séculos.

CLIQUE AQUI - PARA ACESSAR TEXTOS MAIS ANTIGOS ANTERIORES AO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário