O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Promessas para o ano novo




Por Marcelo Barros


Nesses dias, muitas pessoas procuram oráculos que consultam búzios ou cartas para predizer como será o ano novo. A busca por uma vida mais feliz e de paz é justa e Deus abençoa. A Bíblia guardou a memória de pessoas que procuravam prever o futuro. Uma das mais antigas profecias da vinda do Messias foi feita por Balaão, vidente estrangeiro que profetizou para o povo de Israel a vitória sobre seus inimigos (Livro dos Números, 22 – 24). 

Desde os tempos antigos, no mundo inteiro, muitas comunidades festejam a mudança de ano com um banho regenerador que simboliza renovação interior. Até hoje, multidões se aglomeram nas praias para saudar o novo ano. Em outras culturas, as pessoas vestem roupas novas para simbolizar que assumem posturas novas de vida. Há também regiões nas quais o ano novo é celebrado com refeições cultuais. Existem alimentos específicos do ano novo, como, por exemplo, em alguns países da Europa, saborear ostras. Estas vêm fechadas e se abrem, assim como o mistério do tempo que, no 1º de janeiro, pode iniciar uma época nova para quem a acolhe.    

Todos esses costumes são válidos, desde que não vivamos o ano novo apenas como um dia que o calendário traz e, assim como chegou, em breve, terá passado. As Igrejas cristãs costumam falar em “ano da graça de 2014”. É um modo de dizer que o importante do tempo não é a contagem quantitativa, mas a sua densidade. Paulo escreveu à comunidade cristã de Roma que “a escuridão da noite quase passou e o dia está chegando. Devemos, então, ser como pessoas que despertam na madrugada e organizam suas vidas não como quem vive na escuridão e sim à luz do dia (Rm 13, 13). É um modo de dizer que temos de ser lúcidos (o próprio termo lucidez vem de luz), aprimorar o espírito crítico e refinar a consciência para saborear a vida como algo sempre novo e que nos leva à comunhão com os outros e com a natureza. 

Na Bíblia, com o passar do tempo, aqueles que o povo bíblico chamava de videntes e adivinhos passaram a ser chamados de profetas. O profeta ou profetiza procura não somente predizer a sorte das pessoas, mas descobrir qual a promessa de Deus para o tempo novo que se aproxima. Em geral, eles se preocupam com a vida, a saúde e o bem estar de cada pessoa, mas ligam isso com a vida e o bem de todo o povo. Desde os tempos imemoriais, as festas de mudança do ano dão lugar a predições, mas também a promessas e desejos de felicidade no ano novo. Evidentemente, ninguém muda a história só pela força do desejo, mas esse pode sim criar uma mística transformadora. Na sociedade internacional (ONU) e na Igreja Católica, o dia 1 de janeiro é dedicado à oração e reflexão pela paz do mundo e pela irmandade entre os povos. 

Para o Brasil, 2014 será um ano eleitoral no qual deveremos eleger nossos representantes no governo federal (presidente) e nos Estados, além de boa parte do legislativo.  Sem dúvida, as transformações sociais e políticas mais substanciais só podem vir da sociedade civil e dos movimentos do povo organizado. Entretanto, é importante um governo que dialogue com os movimentos sociais e se ponha verdadeiramente como nosso representante e como defensor, principalmente, das parcelas mais frágeis e sem voz da população. 

Nossos votos de feliz ano novo serão mais eficazes se forem acompanhados de instrumentos para que o povo brasileiro se torne mais capaz de uma visão crítica da realidade e progrida no caminho da integração latino-americana sonhada por Simon Bolívar. Assim, conquistemos uma pátria grande de justiça, paz e comunhão com a natureza.   
 
MARCELO BARROS é monge beneditino e escritor. Tem 45 livros publicados, entre os quais “O Amor fecunda o Universo (Ecologia e Espiritualidade) com co-autoria de Frei Betto. Ed Agir, 2009.

CLIQUE AQUI - PARA ACESSAR TEXTOS MAIS ANTIGOS ANTERIORES AO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário