O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CINEMANIA - Detona Ralph

Wreck it Ralph (2012) - Detona Ralph

por ROSSANA MENEZES

Diretor:

 Rich Moore

Roteiro:

 Rich Moore (story), Phil Johnston (story), 6 more credits »

A indústria dos desenhos mudou. Já faz alguns anos, mais precisamente dez, que eu notei uma diferença drástica nesse gênero.  Sem levar em consideração a questão visual, isso eu acredito que tenha começado com o primeiro Toy Story, lá nos idos de 1995. Mas foi em Procurando Nemo que eu percebi que esses desenhos estavam cada vez mais voltados para agradar o público adulto. Com piadas e referências sobre coisas que criança nenhuma no mundo poderia achar graça ou ver interesse. O  tema principal vai estar sempre ali. A lição de moral, ensinando as crianças a serem boas, a se comportarem... isso vai estar sempre ali... mas as piadas... 
Wreck it Ralph dá um passo adiante. Novamente a lição de moral está lá... o final feliz e cheio de mensagens fofinhas sobre respeito às diferenças e importância da amizade... estão ali. MAS dessa vez o tema foi diferente. Vilões de video games. 

E aí me jogam um desenho recheado de personagens dos jogos da minha infância. Atari, Nintendinho, Mega Drive, Master System e jogos de Fliperama. SIMPLESMENTE FANTÁSTICO! 

Senti falta de alguns personagens, como Mario Bros, que é apenas citado. Mas ouvi dizer que já está garantida a sua participação na continuação. Mas fora isso, o desenho é uma diversão só. Duvido que fora a explosão de cores e os bonecos fofinhos, alguma criança entenda 20% do desenho. Ele tem termos técnicos de jogos e programação que nem alguns adultos entenderiam, pelo menos em inglês, não sei como ficou a versão em português. Me recuso a ver filme dublado. 

Super recomendado. Principalmente se você foi criança nos anos 80 ou se, assim como meus pais, curtiu os games da época como seus filhos.

Rossana Menezes é jornalista, fotógrafa e designer gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário