O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

CINEMANIA: IRON MAN 3 – HOMEM DE FERRO 3

por ROSSANA MENEZES
 
Diretor:  Shane Black
Roteiro:  Drew Pearce (screenplay), Shane Black(screenplay), 4 more credits »
 
Quando eu soube que o Jon Favreau não iria dirigir esse filme, fiquei com o pé atrás. Principalmente por que o Shane Black veio com uma conversa de que esse seria uma versão mais psicológica e menos física do Iron Man. Mais conflitos emocionais e menos cenas de ação e a primeira coisa que me veio na cabeça foi o Hulk dirigido por Ang Lee. Ele é um excelente diretor, não me levam a mal, mas não para um filme de super heróis. E fiquei naquela tensão, né...
       O filme estreou no Brasil uma semana antes do que a estreia oficial nos EUA e no Canadá. Para evitar pirataria, dizem eles. Acho isso engraçado, para não dizer que me deixa enfurecida. A pirataria come solta no Brasil, então, como uma forma de tentar evitar,  presenteiam com a estreia uma semana antes do resto do mundo, quando, na minha opinião, deveriam era arrumar uma forma de punir para combater a pirataria. Mas enfim... meu ponto é que vi muita gente xingando muito no twitter e no Facebook o filme dias antes de ver e o pânico aumentou.  Depois descobri que foi coisa daqueles fãs puristas, apegados aos detalhes e sem capacidade de entender que não se pode xerocar a história de um quadrinho ou de um livro e mandar pras telas de cinema. São linguagens diferentes, tem que alcançar públicos diferentes com questões comerciais diferentes. ENTENDAM ISSO!!!!  
     Eu reclamei muito aqui do Hobbit, mas por outros motivos. Mas do mesmo jeito que tem fã dos quadrinhos parecendo menino chorão, tem alguns que gostaram muito do filme. E eu vou falar aqui do filme. Não leio quadrinhos. Adoro os super herois Marvel, mas não gosto de quadrinhos. Então se você é um daqueles fãs chatonildos que vai reclamar por que  a repimboca da parafuseta tava fora do lugar na armadura dele, pode parar por aqui.
      Bem, apesar do filme realmente dar uma ênfase maior aos conflitos pessoais de Tony Stark do que à ação e pancadaria a qual estamos acostumados, não decepciona. Shane Black conseguiu um equilibrio entre cenas de ação, filosofadas e conflitos mentais e comédia. Essa última não poderia faltar, já que sempre deram o tom dos filmes de Iron man (seguindo o clima dos desehos e dos quadrinhos) e de Avengers. Eu sou fã de Robert Downey Jr, então sou suspeita pra falar, mas ele como sempre está fantástico além de extremamente charmoso. Guy Pierce (Amnésia e A Máquina do Tempo) também não deixa nada a desejar. Agora devo confessar que a melhor surpresa do filme é, sem dúvidas, Ben Kingsley. Eu nunca tive dúvidas de que ele é um ator simplesmente sensacional, mas nesse papel ele está fantástico, interpretando o Mandarin, um dos vilões mais esperados dos quadrinhos do Iron man e principal motivo da ira dos fanzocas puritanos de plantão. O motivo de tanta raiva? Assista pra ver. Não tem a menor graça se eu contar. 
      Vi algumas pessoas reclamando dos furos do filme. Não na história em si, mas na ambientação, como algumas questões de segurança nacional que nunca aconteceriam na vida real... bem... se querem realidade, vão ver documentários. Ir ao cinema assistir a um filme de super heróis que voam e sair reclamando que o filme não é realista... é pra rir, né? É como ir assistir a Jurassic Park e sair reclamando sobre a falta de realidade no processo de clonagem dos dinossauros... ahhhhh vá arrumar uma trouxa de roupa pra lavar... 
      Na minha humilde opinião, filmes de super-herois são feitos para divertir, entreter. Você vai esperando açao. De quebra ganha várias cenas hilárias. Valeu o ingresso. E vale ver mais de uma vez. 
      Só um aviso amigo, para os que estão acostumados com as cenas reveladoras pós créditos nos filmes da Marvel, não esperem muito. É a única coisa que decepciona nesse filme. 
Rossana Menezes é jornalista, fotógrafa e designer gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário