O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CINEMANIA - ELYSIUM

por ROSSANA MENEZES 




 Diretor:  Neill Blomkamp

Roteiro:  Neill Blomkamp

Elenco:  Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley



      Eu não lembro da existência de um programa de fidelidade nos cinemas em Recife. Não sei se existe hoje em dia, mas na minha época eu acho que não tinha. Aqui existe o Scene, da rede Cineplex. Você tem um cartão com um número e toda vez que compra um ingresso (online ou no próprio cinema), pipoca, refrigerante, etc, você junta pontos. Se você for cliente do Scotia Bank, eles tem um cartão de crédito que te dá mais pontos extras no Scene. Esse pontos são revertidos em ingressos gratuitos. Então eu geralmente vou no cinema nas terças, pois é o dia da promoção aqui. Mas como ganhei um ingresso de graça, no Scene, resolvi aloprar. Fui no sábado (dia 10 ) e fui no IMAX. Gente, como eu amo aquele telão. Sei que economizei 20 doletas. 


     Mas, vamos ao filme...


     Escrito e dirigido por Neil Blomkamp, Elysium se passa no ano de 2154, em uma época onde a segregação social atingiu o seu ápice e os mais abastados deixaram o planeta para viverem em uma estação espacial longe de todos os problemas que conhecemos hoje. Um mundo sem violência, sem doenças, sem pobreza, sem escassez. 


      Do outro lado a ambientação acontece em Los Angeles. Um cenário pós guerra. Prédios destruídos, miséria, fome, doenças e muita violência. 



     Blomkamp é um escritor, diretor, produtor e, de quebra, animador, de apenas 33 anos. Nascido na África do Sul, tem no seu currículo alguns títulos como Smallville, Stargate e, é claro, District 9. 

A semelhança entre esses dois filmes é bem óbvia. Ele deve ser apaixonado por um favelão. A questão da segregação social é bem forte em ambos os filmes e a sua capacidade de nos fazer torcer pelos "bandidos". De pintar de pseudo-heróis os ladrões, piratas, assassinos. Pessoas que chegaram a esse ponto por falta de opção, por falta de oportunidade, por falta de justiça social. Uma versão moderna, mais violenta, e talvez um pouco menos nobre em alguns casos, de Robin Hood. 


     Atenção para o detalhe de que a língua falada em  Los Angeles em 2154 é o espanhol.


     O filme é inquietante. Assim como District 9, é mais do que um filme de ação. É um daqueles exemplos que podem ser apenas uma sequência de cenas de ação, se você quiser desligar seus neurônios, ou pode ser um material para reflexão, se tico e teco estiverem espertos. Visualmente o filme é lindo. O ambiente na estação espacial Elysium é confortável e limpo, apesar de desprovido de calor humano. Um ambiente frio, indiferente, insensível, impessoal. O que restou da terra tem um ar perturbador e revoltante. Um ambiente cheio de sentimentos entre os pobres mortais que vivem entre os escombros do que um dia foi um planeta cheio de vida. 


     Efeitos visuais sem exagero e sem erros, afinal, eu mencionei que o queridinho do Blomkamp também faz efeitos visuais?


     É um filme inteligente. Valeu a pena o ingresso que não paguei, mesmo que tivesse pago. Mas pra mim, a grande surpresa foi o papel de Wagner Moura. No trailer ele diz uma frase. Achei que ia ser mais um daqueles papeis, no melhor estilo Rodrigo Santoro em filmes Hollywoodianos. Mas não. O papel dele é grande. BEM GRANDE. E ele não faz feio. Atuação impecável, excelente inglês. Ganhou o meu coração. O filme conta também com a atriz Alice Braga. 


     De negativo, o sotaque de Jodie Foster. ALGUÉM ME EXPLICA O QUE É AQUILO????? Era pra ser uma francesa falando inglês, mas soa como uma britânica cheia de gardenal na cuca. HORRÍVEL. 


E o uso EXCESSIVO de Free-Camera Effect! Não suporto!! Gosto de imagens claras e paradas! Esse negócio de ficar tremendo a câmera não me passa sensação de realidade e sim de ressaca!!!



Rossana Menezes é jornalista, fotógrafa e designer gráfica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário