Eduardo Hoornaert
Seria ilusão, de
nossa parte, pressupor que captemos com facilidade o espírito de Jesus de
Nazaré. Nossas ideias e imagens a seu respeito são marcadas por uma osmose
cultural criada ao longo de muitos séculos, na qual todos e todas ficamos
envolvidos/as, queiramos ou não.
A dificuldade de se
captar o espírito de Jesus vem dos inícios. Já em diversos textos do Novo
Testamento se sente como uma saudade ‘levítica’ toma conta das nucleações
cristãs, o desejo de se voltar aos sacrifícios, ao templo, ao altar, ao
sacerdócio. Que se retire de Jesus o pó da estrada, a mesa dos publicanos, a
aldeia dos samaritanos, os sítios da Galileia, o perfume das mulheres, o
convívio com pescadores, cobradores de alfândega e impostos, o cheiro dos
albergues, a poeira das praças públicas. Que se lhe vista a capa da decência
sacerdotal, que se lhe ponha nas mãos o gesto suave e na boca a fala mansa dos
religiosos.
Mesmo os
evangelistas, que escrevem entre os anos 70 e 100, nem sempre captam a novidade
de Jesus com a devida clareza. Marcos, dos anos 70, cria a imagem impactante de
Jesus milagreiro a animar e encorajar seus ouvintes (muitos deles imigrantes
judeus em Roma); para Mateus, que escreve nos anos 80, Jesus é o prometido Rei
de Israel, o herdeiro do trono de Davi, o Emanuel de Isaías, o ponto culminante
da antiga Lei de Israel, enquanto Lucas, provavelmente na mesma década, elabora
um texto muito bem escrito, em que Jesus aparece como uma pessoa de rara
sensibilidade social, principalmente em relação a mulheres e pobres, mas não
deixa de ceder a um imaginário popular que vai crescendo, principalmente na
descrição do seu nascimento e de sua infância. João, o último evangelista, que
escreve por volta do ano 100, se monstra um artista consumado, ao ponto de nos
fazer crer que suas cenas correspondem invariavelmente a episódios reais. Há de
se ler os Evangelhos, como, aliás, todos os textos que nos vêm de tão longe,
com critério, pois são inevitavelmente marcados por tempo e espaço, cultura e
limitações ideológicas. Os diversos retratos de Jesus que emergem dos
Evangelhos nem sempre correspondem fielmente ao que efetivamente aconteceu na
vida de Jesus nem à mensagem que ele quis transmitir.
É possível chegar
ao que ‘efetivamente aconteceu’ com Jesus? Eis uma questão que ocupa teólogos e
historiadores desde alguns séculos (como comprovam as pesquisas sobre ‘Jesus
histórico’), mas quer me parecer que Moingt envereda por outras trilhas. Se
entendo bem o que ele escreve, o jesuíta francês parte do pressuposto que os
Evangelhos nos permitem enxergar algo mais importante que os dados da vida de
Jesus historicamente verificáveis. Eles nos permitem ter uma noção da ideia que
Jesus mesmo se fazia de sua vida pública, eles revelam sua ‘autoconsciência’,
sua interpretação do que estava acontecendo consigo e em seu redor,
enfim, o espírito que o animava. Isso é importante, pois nos dá a
oportunidade de construir uma imagem de Jesus que escape às contingências de
uma historia passageira e abra horizontes universais, além dos tempos, além dos
espaços. Embora encontremos um Jesus mergulhado numa cultura peculiar, com
modos peculiares de falar e agir, podemos neles descobrir algo absoluto,
algo que não passa, algo que ultrapassa a fragilidade e incompletude do
acontecer histórico, algo que vale para todos os tempos e todos os lugares. Eis
o que significa a expressão ‘ espírito de Jesus’.
Resolvi então
reunir alguns textos evangélicos que me parecem expressar esse espírito de
Jesus de Nazaré, o que ele pensava de si mesmo. Neste texto
provisório, reúno esses textos em torno de cinco itens. Sei que há como
apresentar de modo diferente, mas - afinal – o presente texto nada mais
pretende ser que um convite no sentido de se concentrar nas ideias que o
próprio Jesus se fazia de si mesmo e de sua ação.
Imagino Jesus
falando quatro frases: ‘ Minha missão consiste em difundir o Reino de Deus
na terra’; ‘Combato demônios e trago anjos do céu’; ‘Meu coração
transborda de alegria, mas ao mesmo tempo fico inquieto’; ‘Não vim chamar
justos, mas reprovados’.
&&&&
‘Minha missão consiste em difundir o Reino de Deus na terra’.
‘O Reino de Deus,
desde toda a eternidade estabelecido no céu, desce à terra. Eu recebi de Deus a
missão de anunciar essa chegada e isso me causa uma intensa alegria’. Desde
jovem, Jesus escuta na sinagoga o seguinte salmo:
Deus,
Dê ao rei seus julgamentos e sua justiça ao filho
do rei.
Ele julga seu povo
com justiça
As vítimas com
julgamento.
As montanhas trazem
a paz ao povo
E as colinas a
justiça.
Ele esmaga quem
oprime.
Eles tremerão de
você
De geração em
geração.
Como sol e lua.
Ele desce como a
chuva sobre a relva
Como todas essas
gotas que irrigam a terra.
O justo floresce
durante seus dias
Paz total,
Até o fim das
luas...
Todos os reis se
inclinam diante dele,
Todos os povos se
lhe sujeitam.
Sim, ele liberta o
pobre que chama.
O mais humilde,
Aquele que não tem
ninguém.
Ele protege a
vítima e o pobre
Ele salva o ser dos
pobres,
Ele resgata o ser
deles da violência e da opressão (Salmo 72, 1-7 e 11-14).
Eis o Reino de
Deus, pensa Jesus. E ele resolve difundir esse Reino em sua terra natal. Para
tal, acumula energias suficientes de se pôr a caminho e andar incansavelmente
pelas aldeias da Galileia. A expressão ‘Reino de Deus’ (ou ‘Reino dos Céus’)
vem 53 vezes em Mateus, 19 vezes em Marcos, 45 vezes em Lucas e 5 vezes em
João. Ela expressa o espírito que move Jesus.
As narrativas
evangélicas mostram que essa autoconsciência de Jesus não cai do céu, mas tem a
ver com o que ele vem percebendo ao longo de sua experiência com João Batista.
Lemos no versículo 14 do primeiro capítulo do Evangelho de Marcos que Jesus, depois
que João (Batista) foi preso, voltou à Galileia proclamar o
Alegre Anúncio de Deus. Por que ele não ficou batizando na região do
Jordão, no Sul do país, mesmo sem o Mestre Batista? Teria sido lógico. Por que
ele abandona os trabalhos de penitência? Só pode ter uma resposta: na opinião
de Jesus, seu Mestre Batista não entende o que seja o Reino de Deus. Jesus não
briga com João (pois ulteriormente lamentará sua morte), mas interrompe os
trabalhos no Jordão e volta à terra natal. Significativamente, ele não volta a
Nazaré, sua aldeia natal, mas se estabelece em Cafarnaum, uma cidade pesqueira
de intenso trânsito comercial, onde se fala até grego na comercialização de
pescado. A intenção é clara: Jesus pretende alcançar o ‘mundo
grande’, aonde a novidade que ele vem trazer terá eventualmente melhor recepção
que no interior da Galileia, onde impera o tradicionalismo.
Jesus se apresenta
como um rabi. Marcos escreve: Jesus ensinava nas sinagogas (em
plural), e era honrado por todos (Mc 1, 15). Ele assume o rabinato
sem processo burocrático, e isso vem a postular algumas palavras de explicação.
O rabinato judaico
repousa sobre uma sabedoria antiga: ninguém consegue viver uma nova mensagem,
principalmente quando essa vem a contrastar com modos tradicionais de se viver,
sem seguir um mestre, um ‘sábio’, um profeta, um conhecedor das Escrituras, um
orientador, um rabi. Repetidos ‘slogans’ dos primeiríssimos tempos do movimento
de Jesus, dos anos 40 a 60 (antes da redação dos Evangelhos), falam da urgência
e da importância de se falar, de comunicar-se, e, do outro lado, de se ouvir,
de ficar atento. ‘Quem tem ouvidos ouça’; ‘olhos, ouvidos e mentes’, ‘amém,
amém, eu digo’. O discípulo precisa, em primeiro lugar, saber seguir e escutar
seu mestre, seu rabi. Depois de dar a boa orientação, o mestre devolve seus
discípulos à complexidade da vida, não as retém numa instituição. O rabi não é
propagandista, não faz proselitismo. Ele pode deixar o trabalho rabínico a
qualquer momento. Como convém a um rabi sério, Jesus evita concentrações de
muita gente, não gosta de aparecer, permanece fora, em lugares desertos (Mc 1,
45) ou se refugia na montanha (Jo 6, 15). Mas nem sempre consegue. Outro ponto
em que Jesus corre o perigo de ser mal entendido: a seu entender, o Reino de
Deus não se apresenta com sinais ostensivos: Não se diga: Ei-lo aqui!
Ei-lo ali! Pois o Reino de Deus está no meio de vocês (Lc 17, 20-22).
Uma ação em profundidade, com pouca gente, não um movimento de massa. Um
trabalho exigente:
Vocês
escutaram: olho por olho, dente por dente.
Mas eu digo: não
resistam ao mal.
Alguém lhe bate na
face direita? Ofereça a outra.
Alguém lhe tira a
túnica? Dê-lhe também o manto.
Alguém o obriga a
carregar suas bagagens ao longo de uma légua a pé? Ande duas.
Vocês ouviram: ame
seu próximo e odeie seu inimigo.
Mas eu digo: ame
seu inimigo, reze por quem o persegue.
Assim você será
filho do Pai que está nos céus.
Que mérito há em
amar os que nos amam?
É assim que amam os
fiscais de impostos.
Ajam como devem
agir, assim como seu Pai nos céus age como deve ser (Mt 5, 38-48)
Uma proposta de
caráter ‘mundano’:
Vejam: cegos
veem, coxos andam,
Leprosos são
purificados, surdos ouvem, mortos ressuscitam.
Uma alegre mensagem
aos pobres.
Feliz aquele que
não me entende mal (Mt 11, 5).
Passando pela praia
do Mar de Genesaré, Jesus chama alguns pescadores a acompanhá-lo em suas
andanças. E passando pelo entreposto de cobrança de impostos, na estrada que
leva a Cafarnaum, ele chama o publicano Levi (Mt 9, 9), como ainda vou comentar
adiante.
A ideia do Reino de
Deus provoca nas pessoas um novo entendimento do mundo. Não se trata mais de
seguir os feitos de Moisés e dos patriarcas, o êxodo, a travessia do mar
vermelho, a passagem pelo deserto por quarenta anos. Trata-se de experimentar
algo novo: o Reino que vem.
&&&&
‘Combato demônios e trago anjos do céu’.
‘Se Deus quer estabelecer seu Reino na terra, é que esta fica sob o
domínio do Grande Adversário, que causa prostituições, roubos, assassinatos,
adultérios, ambições desmedidas, maldades, malícia, devassidão, inveja,
difamação, arrogância, insensatez (Mc 7, 21-22), com resultados desastrosos:
cegueira, surdez, paralisia, mendicância, pobreza’.
Jesus
procura se desvencilhar do mundo de seu Mestre Batista no
Jordão, habitado por um turbilhão de demônios, ‘sopros imundos’ e ‘impuros’. Ele
enxerga Michael, Gabriel, Rafael, os protetores da vida. Enxerga, com Isaías,
serafins em torno do trono de Deus, vê anjos guardiões da vida, condutores de
astros e homens, protetores dos filhos de Deus. O batismo de João está
superado, pois fica baseado na premissa de uma interminável luta entre o bem e
o mal, entre a virtude e a maldade, entre os anjos e os demônios. A nova
premissa consiste na conversão de demônios em anjos, da maldade em bondade.
Isso já se lê nos
primeiros versículos do Evangelho de Marcos: impelido pelo Sopro para o
deserto, (Jesus) esteve quarenta dias sendo tentado por
Satanás: vivia entre as feras, mas os anjos o serviam (Mc 1, 12-13). O
deserto é ambivalente: é povoado por demônios (Mt 12, 43), fica isolado de Deus
(Lc 8, 29), mas, ao mesmo tempo, é frequentado por anjos (Mc 1, 13). A desolada
solidão do deserto deprime, mas ao mesmo tempo contém esperanças de vida. ‘O
deserto é fértil’ (Helder Camara). Seguindo o exemplo dos hebreus que ficaram
quarenta anos no deserto, unicamente armados com a confiança em Deus, Jesus
passa pelo deserto para afastar ilusões e alimentar esperanças. É no deserto
que Jesus percebe que o Reino de Deus está se aproximando, algo que aqueles que
vivem em torno do Templo de Jerusalém mal percebem. O deserto diz, a cada
instante: Mudem de vida, o Reino de Deus está próximo (Mt 3,
1).
Voltando do deserto
como vencedor, Jesus se torna exorcista. Ele cura expulsando demônios. Na
mentalidade da época, plantas, animais, pessoas, tudo evoca anjos ou demônios.
Os anjos da saúde e do bem-estar, os demônios da dor e da infelicidade. Essas
duas poderosas realidades, além do raciocínio humano, não se atingem por
argumentos ou raciocínios, mas sim por autoridade moral, força de oração e de
jejum. A doença revela o poder dos demônios, a saúde demonstra o poder do bem.
O poder de Jesus
revela-se pela primeira vez na sinagoga de Cafarnaum. Ao avistar Jesus, num dia
de sábado, um homem possuído de um espírito impuro, que costuma ficar sentado
na entrada daquela sinagoga, grita: Que queres de nós, Jesus nazareno?
Veio para arruinar-nos? Sei quem é você: o santo de Deus. Jesus responde:
Cale-se e saia dele. E o demônio sai. A reação do povo é imediata: Até mesmo
aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem! (Mc 1, 23-28).
Eis o primeiro exorcismo.
A partir desse
momento, Jesus não consegue mais fugir do assédio popular. Assim surge, nos
evangelhos (que pertencem à segunda geração do movimento de Jesus, pois são dos
anos 70-100), a imagem de um Jesus exorcista, em contínua luta contra um
Opositor que se revela de muitos modos, seja numa pessoa com a espinha dorsal
curvada (Lc 13, 16), seja em gritos solitários em torno de sepulcros (Mc 5, 5),
etc. Percebendo, de longe, a presença do exorcista, o Opositor se mostra agitado,
pois enxerga em Jesus um sinal da chegada do Reino. Se eu expulso
demônios pelo dedo de Deus, é que o Reino de Deus chegou para vocês (Lc
11, 20). Uma força misteriosa acompanha Jesus por onde anda. Quando uma mulher,
que sofre de hemorragia, toca a fímbria de sua veste, ele sente uma força
sair de si. ‘Quem tocou minhas roupas? Quem me tocou?’ (Mc
5, 30-31). Essas citações representam apenas uma parte de histórias contadas na
roça (na virada do arado), na soleira da casa, na fonte, um pouco por toda parte: e
por onde ele entrou nos povoados, nas cidades ou nos campos, colocaram os
doentes nas praças rogando que lhes permitisse ao menos tocar a fímbria de sua
veste. E todos os que o tocavam eram curados (Mc 6, 56). Jesus
milagreiro, vencedor do poder de Satanás!
Um dos textos mais
significativos acerca do poder exorcista de Jesus vem no capítulo 5 do
Evangelho de Marcos, no episódio de Gerasa, onde Jesus cura um possesso
por sopro impuro. O geraseno restabelecido é o protótipo do devoto cristão:
agradecido e emocionalmente ligado a seu benfeitor, ao ponto de querer
acompanhá-lo (Mc 5, 18). Mas ele não o permitiu e lhe disse: ‘Vá para
tua casa e para os teus e anuncia-lhes tudo o que fez por ti o Senhor Deus em
sua misericórdia’ (Mc 5, 19). O rapaz, vestido, calmo, curado, é
restituído ao convívio da aldeia, onde espalha a fama de Jesus.
Todos esses
exemplos demonstram que, na mentalidade da época em Palestina, curar
doentes e expulsar demônios constituem, afinal, a mesma coisa (Mc 1,
34). Constituem, igualmente, sinais da chegada do Reino na terra. A resposta
também é sempre a mesma: gratidão e devoção. As pessoas, que se aglomeram em
torno de Jesus, já anunciam as massas de devotos dos séculos
subsequentes: E de novo a multidão se apinhou, de tal modo que eles não
podiam se alimentar (Mc 3, 20). Quando os letrados dizem que
Jesus está possuído por Beelzebu, é pelo príncipe dos demônios que ele
expulsa demônios, ele responde: Como pode Satanás expulsar
Satanás? (Mc 3, 22-23). Satanás provoca doença e sofrimento, Jesus
opera saúde e bem-estar.
&&&&
‘Meu coração transborda de alegria, mas ao mesmo tempo fico inquieto’.
O primeiro milagre praticado por Jesus, no segundo capítulo do
Evangelho de Marcos, que mencionei acima, já vai impregnado de uma
inconfundível alegria: o Reino de Deus é uma alegria perpétua, uma cura
contínua, uma festa de cada momento. Jesus irradia uma contagiosa alegria.
Ele mesmo não
interpreta seus numerosos gestos de cura e ajuda como o povo os entende. O que,
para o povo, é ‘milagre’, expressão de algum poder mágico, para Jesus é sinal
claro da irrupção do Reino de Deus na terra. Daí sua alegria. Como sabe que o
povo costuma interpretar mal suas curas, ele declara, em Lc 7, 23: feliz
quem me compreende. ‘Feliz quem compreende que aqui se trata da
irrupção do Reino de Deus na terra, que se manifesta nos seguintes sinais:
Os cegos recobrem a
visão
Os coxos andam
Os leprosos são
purificados
Os surdos ouvem
Os mortos ressuscitam
Os pobres recebem a
Alegre Notícia (o evangelho) (Lc 7, 22).
Uma verdade
escondida a sábios e entendidos. Obrigado, Pai, Senhor do céu e da
terra. Tu escondes essas coisas para sábios e entendidos, só as desvelas a
crianças (Lc 10, 21).
Nos primeiros 24
versículos do capítulo 10 do Evangelho de Lucas se conta que Jesus manda 72
discípulos, de dois em dois, para aldeias da Galileia, a fim
de socorrer as pessoas, cuidar dos doentes e submeter os demônios. Quando esses
discípulos voltam entusiasmados da missão, dizendo que mesmo os
demônios se submetem a nós, Jesus exulta: Eu vi o Adversário cair
do céu que nem um relâmpago (vv.17-21). Marcos relata o episódio com
outras palavras: e expulsavam muitos demônios, e curavam muitos
doentes, ungindo-os com óleo (Mc 6, 13).
Jesus investe muita
energia na formação de seus apóstolos. Para ele, são os doze patriarcas de um
novo Israel para ficarem perto dele, serem enviados em seu nome e ter
autoridade para expulsar os demônios. ‘Eu preparo para vocês um Reino como meu
Pai preparou um para mim: vocês comerão e beberão na minha mesa no meu Reino,
ficarão no trono e reinarão sobre as doze tribos de Israel’ (Mc 3,
14-15).
Ao mesmo tempo,
Jesus manifesta inquietação e impaciência. Ele constata que sua Alegre
Mensagem, seu Evangelho, não passa com facilidade ao pessoal das
sinagogas. Numa sucessão de seis metáforas,
o Evangelho de Lucas, 12, 49-59 descreve essa inquietação: o fogo ainda
não pegou, o novo batismo ainda não aconteceu, a desunião no seio da família
ainda não se instalou. Eu vim derramar fogo sobre a terra e gostaria
tanto que pegasse logo. Tenho de ser batizado num (novo) batismo
e me atormento, pois não vejo a hora disso acontecer. Vocês pensam que vim
trazer a paz sobre a terra? Nada disso. Eu trago a desunião. Doravante, se
cinco pessoas moram numa casa, elas estarão divididas, três contra duas ou duas
contra três. Pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha
contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra. Jesus gostaria que essas
‘desarrumações’ aconteçam logo, desde agora (v. 52). E
reclama: ‘os camponeses sabem que as nuvens no Oeste anunciam chuva e o vento
do Sul anuncia calor, mas vocês não sabem interpretar os sinais do
tempo’. Vocês já tiveram oportunidade para perceber a que eu vim,
mas não usam a cabeça (v. 57). Vocês não se decidem, não descobrem o
que é certo, não pensam pela própria cabeça (em grego ‘krinein’). Jesus
constata, com tristeza, que os fiéis das sinagogas se comportam como aqueles
dois homens que vão ao juiz resolver uma questão de dívida (vv. 58 e 59), em
vez de resolver a questão entre si, em vez de tomar a iniciativa e pensar pela
própria cabeça.
Toda a narrativa de
Lucas está impregnada da ânsia de Jesus em difundir, o mais rápido possível, o
Reino de Deus na terra. Vim para isso, e queria tanto ver que ele se
espalhe (Lc 12, 49). Para ele, os 72 discípulos que andam pelas
aldeias são apenas as primícias de gerações a derramar fogo sobre a
terra (Lc 12, 49).
Embora o texto de
Marcos seja predominantemente ‘milagreiro’ e represente o entendimento de muita
gente que comenta ações praticadas por Jesus, ele deixa transparecer que Jesus
se incomoda com a empolgação que está causando. A partir do capítulo
8, o evangelista apresenta um Jesus que parece querer fugir das multidões em
seu entorno, mas não o consegue. Atravessa o Lago de Genesaré, vai para longe
da Galileia, para lugares desconhecidos como Gerasa (Mc 5, 1) e Dalmanuta (8,
10), mesmo para a longínqua Cesareia de Filipe (8, 27). Sem muito sucesso:
mesmo do outro lado do lago de Genesaré, em Betsaida, ou no território de Tiro,
o pessoal o reconhece e persegue (Mc 7, 24). Seus próprios apóstolos lhe
dedicam uma devoção extremada. Pedro lhe diz: Tu és o Ungido (Mc
8, 29), não quer ouvir falar de sofrimento a seu respeito. Jesus retruca
impetuosamente: Afasta-te de mim, Satanás, porque não pensas as coisas
de Deus, mas as dos homens (Mc 8, 33).
Há de se reconhecer
que, para os apóstolos, andar com Jesus não é coisa fácil. Eles lidam com uma
pessoa inquieta, que não vê a hora chegar para que apareçam
pessoas capazes de entender a novidade que ele vem trazer. Uma pessoa que
repete sempre: é tempo de agir, de tomar iniciativas, não de seguir cegamente o
líder: ‘eu não sou um oráculo, minhas palavras não são decisivas, não obrigo
ninguém a me seguir. O que quero é que se bote fogo nesse mundo, que se
mergulhe esse mundo num batismo para valer, que se discutem em família minhas
propostas’. Jesus, decididamente, não quer seguidores. Ele quer apóstolos,
pessoas que assumam responsabilidades. Mas suas propostas não são fáceis.
&&&&
‘Não vim chamar justos, mas reprovados’.
Realmente, as
propostas de Jesus não são fáceis. Isso fica claro num episódio contado por
três evangelistas (Mc 2, 13-17, Lc 5, 27-32 e Mt 9, 9-13), o que, por sinal,
demonstra a importância que a tradição lhe atribuiu. Em minha opinião, trata-se
de um dos episódios da vida de Jesus mais difíceis a serem compreendidos.
Cito aqui a versão
de Marcos: ‘De novo, ele (Jesus) saiu pela beira-mar.
As multidões vinham a ele e ele lhes ensinava. No caminho, ele viu Levi, filho
de Alfeu, sentado no entreposto fiscal, onde ele coletava impostos, e lhe
disse: ‘siga-me’. Levi se levantou e o seguiu. Ele estava em casa, alongado
para a refeição. Ele tinha consigo e com seus discípulos coletores de impostos
e gente banida da sociedade, que eram muitos a segui-lo. Os letrados do partido
dos fariseus, vendo isso, resmungavam com seus discípulos: ‘o quê? Ele come com
a ralé, com coletores de impostos? Jesus ouviu a conversa, e lhes disse: ‘não
são os sadios que necessitam de médicos, mas os doentes. Não vim chamar justos,
mas reprovados’ (Mc 2, 13-17). Mateus diz o mesmo em
outras palavras: agora, tentem compreender: prefiro compaixão a
regulamentos. Não vim chamar gente em regra, mas marginalizados (Mt 9,
13).
‘Tentem
compreender’. Será que Jesus compactua com pessoas que vivem explorando o povo
camponês, que exercem trabalhos de moral duvidosa? Por que não chama fariseus,
letrados, sacerdotes, gente honrada, respeitada pelos bem-pensantes, mas
prefere pescadores, camponeses e coletores de impostos?
Não é fácil. Há de
se abrir o leque.
- Em primeiro
lugar, há de se observar que os termos gregos ‘dikaios’ (gente de bem, gente ‘em
regra’, justo) e ‘hamartôlos’ (gente do mal, gente não ‘em regra’) de Mateus 9,
13 são traduções de terminologias aramaicas. Mateus escreve para judeus, com
sua mentalidade peculiar. Gente ‘em regra’ contra gente ‘não em regra’, ‘justo’
contra ‘descumpridor da Lei’. A tradução do segundo termo por ‘pecador’ não é
muito feliz, pois pode conduzir a uma compreensão errada do texto.
Como compreender?
Nos tempos de Jesus, a venerável Lei (em hebraico: Torá) de Moisés se encontra
numa situação de deplorável deturpação. Virou um código de 613 preceitos
formais, que funcionam como instrumentos repressores nas mãos dos 18 mil
sacerdotes que percorrem as aldeias da Palestina para apoiar uma política de
cobrança de impostos em cima do povo camponês, ao repetir - por exemplo – que
as pessoas que não pagam impostos são ‘ pecadores’ e ‘fora da lei’. Uma
verdadeira extorsão. Eles insistem em dizer que ‘ninguém é justo’ (leia:
seguidor da Lei) se não pagar três impostos: o do Rei Herodes Antipas, do
Templo e daquele que é ocasionalmente cobrado pela guarnição romana sediada em
Jerusalém.
Para Jesus, a Torá
está agonizando. Não está morta, mas profundamente corrompida por ingerências
políticas. Jesus, no fundo, respeita a Lei, ou seja, a Lei de Moisés. Jesus
pensa que a ainda pode ser salva. Como? Pela desobediência. É preciso infringir
as leis, não para destruí-las, mas para torná-las inoperantes enquanto não
sejam reformuladas. Uma postura de desobediência civil, que vai lhe custar a
morte. Contudo, a desobediência, que Jesus prega, não é destrutiva, mas
pedagógica. A Lei, colocada em quarentena, tem condições de se livrar dos
preceitos corruptos e recuperar sua autoridade primordial, a ideia original de
Moisés.
É dentro desse
enquadramento que precisa ler as frases não vim chamar gente ‘em regra’, mas
marginalizados, não vim chamar justos, mas reprovados. Como sabe que
essa sua postura é de difícil compreensão por parte de seus ouvintes, ele
adverte: Tentem compreender: prefiro compaixão a regulamentos (Mt
9, 13).
- Uma segunda
observação: a postura de Jesus diante dos rejeitados pela Lei tem a ver com
fatos ocorridos em sua vida. Desde criança, a exemplo dos pais, ele ‘sobe a
Jerusalém’ a cada ano. Percorre a pé os aproximadamente 120 km. que separam a
Galileia da Cidade Santa dos judeus, para participar da festa de Páscoa. Sempre
com grande expectativa no coração: Vocês se aproximam do monte de Sião,
da cidade de Deus vivo, de Jerusalém celeste, miríades de anjos em festa (Hb
12, 22). No monte Sião está o Templo de Deus, brilha a Luz das nações, está a
Casa de Ihwh (Sl 23, 6):
Eu quero
morar na casa de Ihwh
todos os dias de
minha vida
Contemplar a beleza
de Ihwh
Descobrir sua
morada (Sl 29, 4).
Mas, com o correr
dos anos, Jesus vai entendendo melhor o que acontece no Templo e isso lhe traz
uma grande desilusão: o Templo está sendo profanado por aqueles que deveriam
guardar a mensagem de Deus Pai. Não corresponde às expectativas do peregrino
Jesus. Certo momento, ele grita: a casa de meu Pai é uma casa de oração
e vocês fazem dela um covil de ladrões (Jo 2, 17). Chocado e
decepcionado, Jesus percebe que o Templo marginaliza os chamados ‘fora da
regra’, ‘fora da lei’, ‘desobedientes’, ‘ralé’, ‘gentinha’, que na realidade
formam a imensa maioria do povo, representam os 94 % analfabetas da população
da Palestina.
Jesus volta sua
atenção para as pessoas que encontra na beira do caminho dos peregrinos a
Jerusalém. Vendedores, pedintes, sempre prontos a executar algum serviço em
troca de dinheiro. Ele formula um novo programa: felizes os pobres,
deles é o Reino de Deus. Irrompe uma nova imagem de Deus. Aparece um
Deus que não gosta de ritos e regulamentos, não quer ser adorado de joelhos (um
rito da corte persa), se aborrece com o cheiro de carne assada em sacrifícios
sagrados, com a fumaça dos turíbulos e as vestimentas pomposas dos sacerdotes,
enfim, sente aversão por palavras e gestos rituais.
Como Jesus recomeça
em novas bases, ele compreende agora que a chegada do Reino depende da
disposição em começar de novo. O caso paradigmático é o de Levi. Lembro que ele
é um funcionário do rei Herodes Antipas, que mandou instalar um posto de peagem
na estrada que dá acesso a Cafarnaum. Por que ele atende tão prontamente ao
apelo de Jesus (Mt 9, 9)? Não penso que seja só um impulso do momento nem uma
reação espontânea causada pelo fascínio da figura de Jesus, mas de algo que
estava se gestando no subconsciente do funcionário desde bastante tempo: vale a
pena gastar meu tempo e minhas energias para exercer um ofício que no fundo
carece de base moral? Levi bem sabe que esses impostos são na realidade
extorsões. Não é melhor mudar de rumo e andar com esse rabi, que demonstra um
espírito tão decidido e destemido a favor do povo? Levi transforma-se de
cobrador de impostos em apóstolo. Sua alegria está registrada nos três textos
que aqui comento. Lucas escreve: Levi deu em sua casa um grande festim
em honra de Jesus (Lc 5, 29). Para Marcos, esse ‘festim’
teria acontecido na casa de Jesus (Mc 2, 15) enquanto Mateus fala simplesmente
que a festa teria acontecido ‘numa casa ‘ (Mt 9, 10).
O caso de Levi (que
a lista dos apóstolos menciona invariavelmente sob o nome Mateus) constitui um
exemplo de como se processa a chegada do Reino de Deus na concretude de vidas
humanas. Trata-se realmente de uma irrupção, uma chamada, uma conversão (em grego:
metanoia). Deixar para trás eventuais falhas cometidas. Recomeçar, manter uma
alegria permanente, uma esperança a todo custo: as coisas vão melhorar.
Colocar-se ao lado de pobres e pequenos (Mt 20, 25-27), não fazer diferença
entre circuncisos e pagãos (Rm 10, 12), cultos e bárbaros (Col 1, 3, 11),
cidadãos e imigrantes (1Cor 12, 13), homens e mulheres (Gl 3, 28). Curvar-se
diante do fraco, dar a mão para que esse se levante, ser ‘bom samaritano’. Eis
a chegada do Reino de Deus, a compreensão do espírito de Jesus de Nazaré.
Eduardo
Hoornaert foi professor catedrático de História da Igreja. É membro fundador da
Comissão de Estudos da História da Igreja na América Latina (CEHILA).
Atualmente está estudando a formação do cristianismo nas suas origens,
especificamente os dois primeiros séculos.
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