O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

NOTA DE APOIO À CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA E DE REPÚDIO A SEUS DETRATORES

 



 

O CENTRO ALCEU AMOROSO LIMA PARA A LIBERDADE/CAALL vem demostrar seu repúdio ao vídeo “Saiba quem está por trás da Campanha da Fraternidade!”  divulgado pelo Centro Dom Bosco do Rio de Janeiro, RJ.

 O vídeo ofende de maneira grosseira e caluniosa as Igrejas integrantes do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), que são chamadas de “seitas” e desrespeitadas na figura de seus responsáveis maiores.

Demonstra desconhecimento dos valores evangélicos e hostilidade à caminhada ecumênica da Igreja Católica assumida pelo Papa João XXIII, o Concílio Vaticano II, pelos papas Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

 É um vídeo que fortalece a intolerância e o ódio religioso. Por ser contra o ecumenismo, o diálogo interreligioso, transforma-se em anticatólico e totalmente contrário ao espírito do evangelho e à oração  de Jesus na última ceia: “Que todos sejam um, como tu Pai estás em mim e eu em ti, que eles também sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17, 21). 

 O vídeo ataca as Campanhas da Fraternidade, desde sua primeira realização em 1964, como sendo contrárias ao espírito da quaresma e não aceita as Campanhas da Fraternidade Ecumênicas, realizadas a cada cinco anos, desde o ano 2000.

É contra, de modo especial, à Campanha da Fraternidade Ecumênica/2021 cujo tema é "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor pela unidade", tendo como lema a carta aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2 14). 

 Neste momento tão doloroso que estamos vivemos, com milhões de pessoas contaminadas pela COVID19 e mais de 230 mil mortos, é escandaloso, vergonhoso, ver pessoas, que se dizem católicas, pregar desinformação, ódio, preconceito e intolerância e não se unirem num comum esforço em favor de tantas vidas ameaçadas.

 À CNBB, ao CONIC, todas as pessoas que foram ofendidas neste deplorável  vídeo, nossa solidariedade e apoio, para que continuem firmes criando pontes e não levantando muros.

 Mais do nunca precisamos de humanidade, de diálogo e compaixão e não ódios infundados.

 

Petrópolis, 7 de fevereiro de 2021

Maria Helena Arrochellas

Diretora do CAALL

112 anos do nascimento de Dom Helder Camera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário