O Jornal On Line O PORTA-VOZ surgiu para ser o espaço onde qualquer pessoa possa publicar seu texto, independentemente de ser escritor, jornalista ou poeta profissional. É o espaço dos famosos e dos anônimos. É o espaço de quem tem alguma coisa a dizer.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

O MEDO EM TEMPOS DE CORONAVIRUS"(2)

 


FREI ALOÍSIO FRAGOSO


(24/02/2021)

 

     A julgar pela reação de alguns dos que  leram nossa última Reflexão, o assunto do medo gerou outro medo: o de tornar medrosas outras pessoas. "Cuidado, tem muita gente com muito medo e uma palavra sua pode ter efeito positivo ou negativo em seu espírito", alertou uma leitora.

     Eu fora provocado por um sonho noturno, sonho fantasmagórico, que repercutiu na realidade do dia seguinte e ainda dos dias seguintes, e se projetou para os dias futuros.

     Não sei o que diria Freud, mas sei bem o que eu lhe perguntaria: "Mestre, o medo é uma deficiência ou um poder da natureza?". Não será ele um estado de alerta, em favor da sobrevivência humana? Se eu tivesse de escolher, numa situação de grande perigo, entre a companhia de alguém que tem medo ou de outro alguém que o desconhece por completo, optaria pelo primeiro; penso que este último me exporia a riscos extremos de vida, sem medir consequências. Admiro as  pessoas corajosas, porém não as vejo na figura de quem despreza o medo e sim de quem o enfrenta com destemor e lucidez.

     Por isso, gostaria de fazer alguns acréscimos  à primeira narrativa sobre aquele susto da noite. A sensação que produziu em mim não foi patológica, não me causou fobia, não acelerou meus batimentos cardíacos, muito menos cancelou meus planos de luta, adiados por conta do coronavirus.

     Agradeço ao cérebro, meu mentor, a liberação de adrenalinas, e a estas, o grito de alerta frente aos perigos reais. Só não admito que queiram antecipar o canto de cisne das minhas esperanças e utopias.

     Os dados da ciência são úteis e necessários enquanto marcam nossos passos no caminho. Daí em diante, temos de recorrer a outras Forças Superiores.

     Voltemos, pois, a enfocar os acontecimentos que estamos revivendo neste tempo da Quaresma. Na Reflexão anterior, os deixamos em suspense, no alto do Calvário, com uma pergunta espantosa: por que o Pai do Céu não deteve a mão criminosa que abateu seu Filho na cruz? Por que o Justo foi abandonado nas mãos dos pecadores, até o último momento?

      A Fé reconhece no sangue de Cristo a nossa Redenção. Contudo, seria um sacrilégio imaginar esta Redenção como uma tragédia sado-masoquista: um Deus que, para nos redimir, só se satisfaz com o sangue do Filho, e um Filho que se entrega passivamente à morte, como se houvesse uma troca de perdão por sangue, sangue por perdão. Não. Deus não mandou Jesus ao mundo para morrer, mandou-o para anunciar seu Plano de Salvação. Jesus abraça a vontade do Pai em todas as suas  consequências, e a última delas foi a morte, por razões trágicas e práticas: sua pregação conflitava com os interesses dos poderes dominantes ("se este homem continuar falando, em breve todo  povo o seguirá; é preciso que ele morra" cfr.Jo.11,45-54)

O Sacrifício da Cruz foi, pois,  a prova suprema da fidelidade do Filho ao Pai (e a nós).

     O que nos diz a doutrina, desde então? - S. Paulo responde: "Jesus ofereceu um um Sacrifício único por nossos pecados, de uma vez por todas. Desde então, não há mais necessidade de sacrifícios cruentos, porque o sangue Dele adquiriu uma redenção eterna" Heb.9,12. Em outras palavras, a Vitória já foi selada com o aval de Deus. O que não está  estabelecido é o tempo de espera até completarmos esta Obra de Deus com a nossa parte.

     O Filho de Deus teve imitadores ao longo da História, irmãs e irmãos nossos que também levaram sua fidelidade até as últimas consequências e acabaram na forca, na fogueira, na guilhotina, no pilotão de fuzilamento.  Nesta pandemia não foram poucos os profissionais de saúde que pagaram com a própria vida os cuidados com a vida dos outros.

     Todos estes mártires provam que haverá sempre derramamento de sangue na conquista da verdadeira Paz. Seu testemunho virou semente geradora de novos combatentes. Isso não significa que devamos todos ter, forçosamente, o mesmo destino. Eles nos estimulam a perseverar, administrando nossos medos com base não em simples cálculos humanos, mas sim nas energias da Fé acumuladas em séculos de História, segundo estas palavras de S. Paulo: "Até na tribulação devemos nos gloriar, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança produz a fidelidade, a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não nos engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado" Rom. 5,3-5. Amém.

 

Frei Aloísio Fragoso é frade franciscano, coordenador da Tenda da Fé e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário